A agricultura e a pecuária estão há séculos entre as atividades econômicas mais relevantes no Brasil. Com o passar do tempo, elas ganharam novos contornos e trouxeram uma nova percepção sobre o campo, até chegarmos ao modelo atual do agronegócio. Estamos falando de um mercado que emprega muito, que fatura alto e que tem projeções de expansão muito otimistas. Além disso, é um dos segmentos que têm na tecnologia um grande impulsionador do crescimento.
Esses, entre outros fatores, exigem um gerenciamento mais profissionalizado e estratégico, a fim de lidar com todo esse potencial e com a complexidade que a atividade possui. Entra em cena o gestor de agronegócio, que leva aos trabalhos rurais a visão de planejamento e negócio. Esta é uma área superpromissora e é sobre ela que este artigo vai tratar. E aí, partiu saber mais?
Mercado de trabalho para gestão do agronegócio
Temos aqui um mercado muito próspero, com significativo crescimento e que historicamente faz parte das principais atividades econômicas do nosso país. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as vendas para o exterior tiveram um salto de 36,4% em agosto de 2022, comparado ao mesmo mês em 2021. Isso significa mais de US$14,81 bilhões faturados a mais.
Tal expansão levou também ao aumento da empregabilidade, que, conforme o CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), cresceu notoriamente no segundo trimestre de 2022. Entre as pessoas empregadas no Brasil, 19,42% estão no agronegócio. O relatório mostra ainda que todos os segmentos do agro cresceram. Já dá para sentir o potencial desse setor, não é mesmo?
Agora vamos ver mais aspectos desse mercado de trabalho. Acompanhe!
Áreas de atuação
As áreas de atuação dentro do agronegócio são bem diversas, desde as mais operacionais até as mais complexas e estratégicas, para as quais é necessário formação no ensino superior. Em geral, a oferta de trabalho é muito boa, com destaque para os segmentos de mecanização agropecuária, área comercial especializada em agronegócio, agricultura digital, e ela, a gestão do agronegócio, que se relaciona a todas profissões em torno do setor.
Ao se graduar em Gestão do Agronegócio, você encontrará várias possibilidades para construir sua carreira, tais como os exemplos abaixo:
- trabalhar em empresas e propriedades rurais de todos os portes;
- trabalhar em órgãos governamentais;
- atuar no terceiro setor, em cooperativas e associações;
- prestar consultoria e assessoria a investidores e produtores rurais;
- empreender e ter seu próprio negócio.
Perfil do profissional
Um pé na gestão, outro no campo: esse é um dos traços do gestor de agronegócios. Se no passado essa função de gerenciamento ficava a cargo do proprietário exclusivamente, hoje esse é o papel da gestão. E, devido à intensa transformação e à evolução desse mercado, a necessidade de profissionais altamente especializados — que conhecem profundamente e lidam bem com as especificidades desse tipo de negócio — aumentou bastante.
Por isso, mesmo que se conte com uma larga oferta de trabalho, é preciso ser um profissional de alto padrão. Para já ficar de olho em sua formação, listamos as principais competências, tanto comportamentais quanto técnicas, que você deve ter para mandar bem no agro. Veja quais são:
Soft skills
- Liderança;
- adaptabilidade;
- raciocínio estratégico;
- boa comunicação;
- capacidade de planejamento;
- negociação;
- respeito à diversidade, sobretudo cultural;
- atualização constante.
Hard skills
- Conhecimento do mercado internacional;
- domínio de idiomas, principalmente inglês;
- capacidade de entender cenários políticos e econômicos, nacional e internacionalmente.
- formação superior em Gestão de Agronegócio ou áreas afins.
Tendências para o futuro do agronegócio
Uma das maneiras de construir uma carreira de sucesso é ficar sempre a par do que acontece no mercado e do que está por vir. Por isso, você deve, desde o início da faculdade, dedicar tempo para acompanhar as tendências.
Para você já ficar por dentro do que vai bombar nos próximos anos, nós vamos compartilhar as tendências levantadas por um estudo da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e divulgado no portal da instituição. Confira a seguir:
- Sustentabilidade.
- Adaptação às mudanças do clima.
- Agrodigital.
- Intensificação tecnológica e concentração da produção.
- Transformações rápidas no consumo e na agregação de valor.
- Biorrevolução.
- Integração de conhecimentos e tecnologias.
- Incremento da governança e dos riscos.
Podemos esperar, portanto, elementos presentes em outros setores da economia, como sustentabilidade e avanço da tecnologia.
Formação em Gestão do Agronegócio
Diante desse cenário e da crescente demanda por mão de obra especializada e capaz de fortalecer ainda mais o mercado agropecuário brasileiro, a PUC Minas lançou a graduação em Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Em formato EAD e com grau tecnólogo, o curso conta com toda a estrutura da universidade, que, além de oferecer um ensino de alto padrão de qualidade, é destaque em empregabilidade e inovação.
A grade curricular contempla todo o conhecimento técnico-científico necessário, conteúdo voltado para a prática da profissão e os valores humanísticos da PUC Minas, que formam um profissional diferenciado e muito bem aceito no mercado de trabalho.
Como os demais cursos a distância, ele apresenta uma proposta pedagógica inovadora, que inclui o desenvolvimento de soft skills, aprendizagem baseada em projetos com situações reais de organizações parceiras da PUC Minas, além do conteúdo trabalhado a partir de eixos temáticos.
Em formato tecnólogo, o curso Gestão do Agronegócio da PUC Minas tem duração de seis períodos e o investimento financeiro também é menor do que os demais graus (bacharelado e licenciatura). Além disso, o aluno pode participar de algum dos vários programas de bolsa da universidade e assim obter aquela ajuda no orçamento.
É possível concluirmos que o agronegócio também está passando por diversas transformações, atravessadas sobretudo pela tecnologia e pela urgência em se ter uma cadeia produtiva que cresça com responsabilidade socioambiental. E tudo isso impacta as estruturas do mercado e a formação dos profissionais que atuarão no segmento. Cabe ao gestor de agronegócio entender essa nova dinâmica e se preparar para atuar nesse cenário de maneira estratégica e em busca de soluções inovadoras.
Com o curso da universidade, você estará pronto para se destacar nesse setor que se expande a cada dia e que precisa de profissionais diferenciados. Gostou da proposta da graduação em Gestão do Agronegócio? Então conheça as formas de ingresso e venha para a PUC Minas.