É bem provável que você já tenha se deparado com o termo Mundo 4.0, muito comum nas áreas de Tecnologia, Inovação, Gestão, Marketing, Engenharias e outras. Também conhecida como “Transformação Digital” ou “Quarta Revolução Industrial”, trata-se de uma nova forma de compreender e estruturar a cadeia produtiva da indústria de modo geral. Contudo, isso não se dá de modo isolado das outras esferas da sociedade. Podemos perceber os impactos em diversos setores, dentre eles na Educação.
Os cursos da área de Tecnologia são os protagonistas nesse cenário, tanto para promoverem e consolidarem as mudanças quanto para se adaptarem a elas. Você sabe como a PUC Minas 4.0 interage com esses cursos? Vamos lhe mostrar a seguir.
Entenda o conceito de Mundo 4.0
Vamos primeiramente analisar sua base conceitual, ou seja, entender o que de fato é isso. Esse termo surge em um dos países mais potentes nos campos da Engenharia e da Tecnologia: a Alemanha. Podemos considerá-las como um conjunto de movimentação e tendência que marca a digitalização dos processos, uma espécie de evolução da automação e a chegada da tecnologia de ponta a inúmeros setores e atividades.
Esse movimento traz consigo não apenas novas versões da produção e dos serviços, mas modifica a sociedade, seus hábitos e as relações como um todo. Quer um exemplo? Quando você era criança, para pedir comida via ‘delivery’, era necessário telefonar para um restaurante. Hoje, com alguns cliques em determinados aplicativos, você realiza seu pedido de forma rápida e personalizada. Olhe ao seu redor e verá incontáveis exemplos presentes no seu dia a dia.
Pilares da Transformação Digital
Em geral, no mundo da TI consideram-se 9 pilares. Listamos todos pra você. Veja só:
- Big Data e Data Analytics
- Robôs Autônomos
- Cloud Computing
- Internet das Coisas
- Simulação
- Integração de Sistemas
- Segurança da Informação
- Impressão 3D
- Realidade Aumentada
Com a intenção de aprofundar na compreensão, sugerimos o documentário produzido pela Deloitte Brasil, que exibe muitas informações relevantes sobre o tema.
Veja o que se espera dos profissionais
As mudanças trazidas pela Revolução Digital exigem um mercado capaz de absorvê-las e de se remodelar com base nos novos recursos, necessidades e realidades que se desdobram dessa transformação. Assim, toda a cadeia produtiva, em todos os setores econômicos, precisa acompanhar as novidades da tecnologia e, paralelamente, os efeitos dela nas relações humanas. Na prática, temos processos evoluindo, outros sistemas surgindo, fluxos de trabalho reorganizados, profissões novas a cada dia, ao passo que outras são substituídas, dentre inúmeros aspectos.
O mercado de trabalho necessita, então, de pessoas que estejam aptas a entregar uma excelente performance nesse contexto dinâmico, competitivo e altamente desafiador. Ele se volta a pessoas capazes de compreender a profissão pela ótica do desenvolvimento tecnológico e assim propor estratégias e soluções de alto padrão.
Saiba como essa transformação reflete no campo acadêmico
Do mesmo modo que o mercado e a sociedade mudam, as universidades precisam mudar também para formarem profissionais atualizados, com atributos e competências que os tornam habilitados a atuar com efetividade em sua carreira. Vamos então conhecer os principais aspectos que ligam a PUC Minas 4.0 e o Ensino Superior.
Virtualização do aprendizado
O avanço da tecnologia, ao mesmo tempo em que exige adaptações, oferece inúmeros recursos que possibilitam novos modelos de ensino e construção dos cursos superiores. Além do EAD, podemos contar hoje com o Ensino Híbrido ou com o totalmente on-line, em que as aulas são realizadas por meio de uma plataforma digital ao vivo. A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) publicou em junho o resultado do Censo EAD.BR sobre os impactos sofridos pelo ensino presencial no cenário de distanciamento social e, dentre os dados, identificou-se que o número de matrículas em cursos a distância cresceu 51%.
E não é só no Ensino Superior não; o chamado “e-learning” abrange todo o campo da Educação, como cursos livres, idiomas, aperfeiçoamento e capacitação. De acordo com um estudo da Udemy, a procura por cursos a distância aumentou em 2020 em torno de 161%, comparando-se com 2019. Esse estudo mostra também que a conclusão dos cursos teve alta de 283%.
Assim, o que já era tendência foi reforçado pela pandemia nesses quase dois anos de enfrentamento: o aprendizado online, apontado como uma das cinco tendências que vieram para ficar, segundo estudo da Ericsson, que é destaque na oferta de educação corporativa e lançou no ano passado a Ericsson Educate. Isso inclui as redes sociais, utilizadas para compartilhamento de material educativo, lives e aulas ao vivo. Um exemplo disso é o YouTube, que passou a ser ainda mais utilizado para estudos e informações. A Opinion Box publicou uma pesquisa que revela que, dentre os usuários da plataforma, o acesso a conteúdos de Educação é de 46%, e, para aprender novidades em relação ao trabalho, é de 40%.
Aparecimento de novos cursos e profissões
Diante de tantas transformações em todas as esferas, com destaque para as questões laborais, é natural que novas profissões surjam ao longo do tempo. A academia precisa estar à frente da formação dessa mão de obra, que, por sua vez, se deve mostrar cada vez mais especializada. Nesse contexto, ela contribui para suprir a demanda por profissionais prontos a operar a transformação e lança outros cursos também necessários.
A PUC Minas, destaque tanto em Inovação quanto em Empregabilidade (no Brasil e no mundo), oferta variados cursos na área de TI e lançou 16 cursos neste ano, com temáticas atuais e destinados a atender à crescente busca das empresas por trabalhadores que contam com alto padrão de excelência em sua formação. Alinhado a isso, percebe-se também o rápido crescimento dos cursos de Graduação Tecnológica (tecnólogo), que têm duração mais curta e são direcionados a demandas específicas do mercado de trabalho. Destacam-se as áreas como Segurança da Informação, Banco de Dados, Engenharia de Software, Jogos Digitais e Sistemas para Internet, dentre outros.
Grade curricular multidisciplinar
A fluidez, dentre as tantas áreas do Conhecimento, é uma marca da chamada “Sociedade 4.0” e também reflete nos novos contornos que a graduação no campo da Tecnologia está desenhando. Mesmo nos cursos tecnólogos, em que o projeto pedagógico é mais focado, o aprendizado se apresenta de maneira multidisciplinar e interdisciplinar, com o intuito de oferecer uma base o mais alinhada possível com o mercado. Este que, por sua vez, espera profissionais capazes de compartilhar conhecimento e experiências, para, de fato, buscar soluções inovadoras e diferenciadas.
Mudanças na forma de entender as profissões
A Transformação Digital está relacionada a diversos aspectos sociais, políticos e culturais e não somente à cadeia produtiva. É importante que os profissionais passem a ter um olhar humanístico e social sobre a carreira, o trabalho e sua contribuição para a coletividade. A vida profissional e a pessoal se fundem, e o propósito de vida e os planos de construção de uma carreira ficam ainda mais próximos. As organizações não olham mais para as ocupações apenas pelo lado funcional, e as realizações em todas as áreas assimilam fatores humanos, mudando o entendimento de cada profissão.
É uma revolução também no modo de pensar as profissões. Passamos de uma era de recursos mais analógicos, processos mais operacionais, para a era da Inteligência Artificial, do encurtamento de distâncias, dos fluxos de trabalho mais eficazes e das relações de consumo e de trabalho mais humanizadas.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia pode substituir o ser humano na realização de diversas atividades operacionais, temos maior valorização de Competências Socioemocionais e Habilidades Humanas, como empatia, resiliência, comunicação, responsabilidade, liderança, dentre outras. Isso faz com que os profissionais do “chão de fábrica” à alta gestão repensem e remodelem sua carreira, desenvolvam as skills necessárias e compreendam o universo 4.0 como um processo de evolução. E traz também novos desafios para o poder público, que tem de repensar toda a estrutura de políticas, investimentos, bem-estar social, empregabilidade, legislações e outros.
No PUC Play, o podcast da PUC Minas, você pode acompanhar o episódio em que conversamos sobre o tema e as transformações na Engenharia. Caso queira também aprofundar nos cursos de Tecnologia da Informação e entender a diferença entre eles, baixe gratuitamente nosso Infográfico.