Estudar fora do país, aprender um novo idioma e conhecer o mundo – fazer um intercâmbio é uma oportunidade que permite viver experiências fantásticas e conhecer diferentes culturas. Além disso, viajar para estudar em outro país é um caminho que nos possibilita enfrentar novos desafios e incrementar o currículo profissional.
Então, se essa possibilidade lhe parece atrativa, este post é pra você. Reunimos tudo o que você precisa saber a respeito do intercâmbio PUC Minas: o que é, como participar, quais são as vantagens e os países para onde ir. Siga a leitura!
Intercâmbio PUC Minas: o que é?
Fazer um intercâmbio PUC Minas é a oportunidade de estudar nas instituições mais renomadas de ensino entre quase 30 países diferentes e se abrir para novas culturas. Isso porque a instituição possui convênio com mais de 160 universidades no exterior. A parceria permite que estudantes brasileiros estudem nas instituições conveniadas e também que a PUC Minas acolha discentes estrangeiros nos seus campi, o que fortalece o compartilhamento das experiências.
Além disso, o estudante que passa pelo processo seletivo para o intercâmbio PUC Minas fica isento tanto das mensalidades da instituição quanto das mensalidades da universidade de destino. Uma economia e tanta para a viagem!
Processo seletivo para o intercâmbio PUC Minas
Anualmente, a PUC Minas lança uma série de editais com as vagas disponíveis para intercâmbio, de acordo com o idioma do país — inglês, francês, espanhol e português. O estudante se inscreve naquele país, cujo idioma e instituição melhor se encaixem no próprio perfil. Em 2019, por exemplo, era possível escolher dentre os seguintes países:
- Inglês: Alemanha, Austrália, China, Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal e Rússia
- Espanhol: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Uruguai
- Francês: Bélgica e França
- Português: Portugal
O pré-requisito para concorrer aos editais é o nível de proficiência no idioma escolhido, comprovado por meio de testes como TOEFL, IELTS, CAE, dentre outros.
Conheça algumas instituições conveniadas para o intercâmbio na PUC Minas.
Furtwangen (Alemanha)
A Universidade Furtwangen é uma das principais instituições de ensino da Alemanha, reconhecida pela excelência na qualidade e na inovação de ensino, além do foco em educação internacional, pesquisa e intercâmbio cultural. Possui três campi, e o prédio principal se localiza na cidade de Furtwangen.
Oferece cursos de graduação em Mídia Digital, Sistema de Informação de Negócios, Ciências da Computação, Engenharias Mecânica e Médica, Medicina e Ciência da Vida, dentre outros.
University of Saskatchewan (Canadá)
Com 112 anos de história, a Universidade de Saskatchewan localiza-se na maior cidade da província de Saskatchewan, no município de Saskatoon, e oferece mais de 200 programas acadêmicos, que vão desde Artes e Ciências à Medicina Veterinária.
Na área de Saúde, por exemplo, a instituição se destaca como líder no desenvolvimento de vacinas e pesquisa de doenças infecciosas.
Universidad Nacional de Colombia
A Universidade Nacional da Colômbia é a principal instituição de ensino do país e conta com 9 campi espalhados pelo território colombiano — o principal fica na capital, Bogotá. Com mais de 50 mil estudantes, a Universidade Nacional da Colômbia oferece cursos de graduação em Administração; Arquitetura; Direito; Economia; Engenharias Ambiental, Agronômica, Elétrica, dentre outros.
Queensland University of Technology (Austrália)
Localizada em Brisbane, terceira maior cidade da Austrália, a Universidade Queensland figura entre as 14 melhores instituições de ensino do país. É reconhecida pelo trabalho de pesquisa e extensão, atraindo milhares de estudantes estrangeiros. Só em 2018, eram mais de 50 mil estudantes, dos quais 9 mil eram procedentes de outros países.
Vantagens do intercâmbio PUC Minas
Fazer intercâmbio como estudante da PUC Minas é contar com o apoio de uma instituição de ensino que aposta na internacionalização da educação — tendência no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), em 2018, o mercado de educação internacional cresceu mais de 20% no país, com 365 mil estudantes que embarcaram para fazer intercâmbio.
Então, seja para se aprofundar no estudo do segundo idioma, seja para complementar o currículo, o aluno tem a chance de estudar no exterior nas melhores universidades, ampliar a visão de mundo e ainda conhecer novas pessoas, ambientes e culturas. Além disso, o estudante da PUC Minas fica isento tanto do pagamento das mensalidades locais quanto do da universidade estrangeira por 6 meses.
Agora você já tem certeza: estudar fora do país é uma chance para aprender a lidar com as diferenças culturais, ser fluente no segundo idioma e ainda fortalecer o conhecimento para o mercado de trabalho. Se você se interessou pela oportunidade e deseja saber mais do intercâmbio PUC Minas, leia agora mesmo o e-book sobre o assunto.