Vida Acadêmica

Estudar fora do país, aprender um novo idioma e conhecer o mundo – fazer um intercâmbio é uma oportunidade que permite viver experiências fantásticas e conhecer diferentes culturas. Além disso, viajar para estudar  em outro país é um caminho que nos possibilita enfrentar novos desafios e incrementar o currículo profissional.

Então, se essa possibilidade lhe parece atrativa, este post é pra você. Reunimos tudo o que você precisa saber a respeito do intercâmbio PUC Minas: o que é, como participar, quais são as vantagens e os países para onde ir. Siga a leitura!

 

Intercâmbio PUC Minas: o que é?

Fazer um intercâmbio PUC Minas é a oportunidade de estudar nas instituições mais renomadas de ensino entre quase 30 países diferentes e se abrir para novas culturas. Isso porque a instituição possui convênio com mais de 160 universidades no exterior. A parceria permite que estudantes brasileiros estudem nas instituições conveniadas e também que a PUC Minas acolha discentes estrangeiros nos seus campi, o que fortalece o compartilhamento das experiências.

Além disso, o estudante que passa pelo processo seletivo para o intercâmbio PUC Minas fica isento tanto das mensalidades da instituição quanto das mensalidades da universidade de destino. Uma economia e tanta para a viagem!

 

Processo seletivo para o intercâmbio PUC Minas

Anualmente, a PUC Minas lança uma série de editais com as vagas disponíveis para intercâmbio, de acordo com o idioma do país — inglês, francês, espanhol e português. O estudante se inscreve naquele país, cujo idioma e instituição melhor se encaixem no próprio perfil. Em 2019, por exemplo, era possível escolher dentre os seguintes países:

 

  • Inglês: Alemanha, Austrália, China, Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal e Rússia
  • Espanhol: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Uruguai
  • Francês:  Bélgica e França
  • Português: Portugal

 

O pré-requisito para concorrer aos editais é o nível de proficiência no idioma escolhido, comprovado por meio de testes como TOEFL, IELTS, CAE, dentre outros.

Conheça algumas  instituições conveniadas para o intercâmbio na PUC Minas.

 

Furtwangen (Alemanha)

A Universidade Furtwangen é uma das principais instituições de ensino da Alemanha, reconhecida pela excelência na qualidade e na inovação de ensino, além do foco em educação internacional, pesquisa e intercâmbio cultural. Possui três campi, e o prédio principal se localiza na cidade de Furtwangen.

Oferece cursos de graduação em Mídia Digital, Sistema de Informação de Negócios, Ciências da Computação, Engenharias Mecânica e Médica, Medicina e Ciência da Vida, dentre outros.

 

University of Saskatchewan (Canadá)

Com 112 anos de história, a Universidade de Saskatchewan localiza-se na maior cidade da província de Saskatchewan, no município de Saskatoon, e oferece mais de 200 programas acadêmicos, que vão desde Artes e Ciências à Medicina Veterinária. 

Na área de Saúde, por exemplo, a instituição se destaca como líder no desenvolvimento de vacinas e pesquisa de doenças infecciosas.

 

Universidad Nacional de Colombia

A Universidade Nacional da Colômbia é a principal instituição de ensino do país e conta com 9 campi espalhados pelo território colombiano — o principal fica na capital, Bogotá. Com mais de 50 mil estudantes, a Universidade Nacional da Colômbia oferece cursos de graduação em Administração; Arquitetura; Direito; Economia; Engenharias Ambiental, Agronômica, Elétrica, dentre outros.

 

Queensland University of Technology (Austrália)

Localizada em Brisbane, terceira maior cidade da Austrália, a Universidade Queensland figura entre as 14 melhores instituições de ensino do país. É reconhecida pelo trabalho de pesquisa e extensão, atraindo milhares de estudantes estrangeiros. Só em 2018, eram mais de 50 mil estudantes, dos quais 9 mil eram procedentes de outros países.

 

Vantagens do intercâmbio PUC Minas

Fazer intercâmbio como estudante da PUC Minas é contar com o apoio de uma instituição de ensino que aposta na internacionalização da educação — tendência no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), em 2018, o mercado de educação internacional cresceu mais de 20% no país, com 365 mil estudantes que embarcaram para fazer intercâmbio.

Então, seja para se aprofundar no estudo do segundo idioma, seja para complementar o currículo, o aluno tem a chance de estudar no exterior nas melhores universidades, ampliar a visão de mundo e ainda conhecer novas pessoas, ambientes e culturas. Além disso, o estudante da PUC Minas fica isento tanto do pagamento das mensalidades locais quanto do da universidade estrangeira por 6 meses.  

Agora você já tem certeza: estudar fora do país é uma chance para aprender a lidar com as diferenças culturais, ser fluente no segundo idioma e ainda fortalecer o conhecimento para o mercado de trabalho. Se você se interessou pela oportunidade e deseja saber mais do intercâmbio PUC Minas, leia agora mesmo o e-book sobre o assunto.

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais