O curso de Medicina Veterinária da PUC Minas é uma escolha popular entre os estudantes que desejam estudar medicina e gostam de ajudar os animais em uma escala maior e cuidar de seu bem-estar.
Há várias coisas que você precisa saber para seguir esse caminho e se tornar um veterinário de sucesso. Por isso, o Conexão PUC Minas está aqui para te guiar.
Para saber mais sobre essa área, acompanhe as principais informações sobre o curso de Medicina Veterinária da PUC Minas, como está o mercado de trabalho e veja em quais unidades o curso está disponível. Vamos nessa?
Como o curso funciona
Na PUC, o curso de Medicina Veterinária é oferecido na modalidade presencial, em período integral, com duração de 10 semestres (5 anos).
O projeto pedagógico do curso associa ensino, pesquisa e extensão, utilizando os centros veterinários e, nas unidades de Betim e Poços de Caldas, as fazendas experimentais. E tem mais: os alunos fazem várias visitas técnicas em indústrias, fazendas e comunidades, onde podem desenvolver as atividades práticas de extensão e iniciação científica.
Durante o curso, você será preparado para se tornar um bacharel em Medicina Veterinária generalista e crítico, para atuar promovendo a saúde e a produção animal em benefício da comunidade.
Nele, aformação humanista se incorpora aos conhecimentos nas áreas de saúde pública, clínica e cirurgia, saneamento e sustentabilidade ambiental, produção animal, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal.
Avaliação
A avaliação do desempenho escolar será feita por disciplina ou outro componente curricular. No ensino presencial, a avaliação do desempenho escolar abrange aproveitamento e assiduidade, ambos eliminatórios por si mesmos, conforme disposto na devida legislação.
Aproveitamento é o desempenho do aluno nas atividades desenvolvidas em cada disciplina ou outro componente curricular presencial, ou a distância.
O aluno de graduação que alcançar, pelo menos, 60 pontos nas atividades de avaliação escolar, e frequência de, no mínimo, 75% da carga horária presencial executada da disciplina, estará aprovado.
Após concluir o curso, você terá um vasto campo de atuação pela frente, como vamos te mostrar a seguir.
Áreas de atuação do médico veterinário
O mercado de trabalho para médicos veterinários está em constante desenvolvimento. Para você ter uma ideia, segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária, havia 154.312 médicos veterinários trabalhando no Brasil, em 2021, formados em 493 cursos.
Em 2017, eram 117.000 veterinários e, em 2021, 154.000, um crescimento de 23% em três anos, gerando uma média de 12.300 novos profissionais por ano.
O bacharel em Medicina Veterinária pode atuar em clínicas e hospitais veterinários, atendendo animais domésticos e silvestres, além de indústrias farmacêuticas, empresas de inovação tecnológica, agronegócio, saúde pública, sanidade animal, e mais de 80 áreas afins.
Em órgãos públicos, você poderá atuar principalmente nas áreas de saúde pública, ensino, pesquisa e extensão. Já na iniciativa privada, o bacharel em Medicina Veterinária poderá atuar em diversas áreas: no ensino, como responsável técnico de indústrias de laticínios e frigoríficos, em propriedades rurais, clínicas e hospitais veterinários, indústria farmacêutica, laboratórios, fábricas de ração, comércio de produtos veterinários, entre outras áreas.
A maioria dos graduados em Medicina Veterinária começará a carreira em práticas de animais pequenos, grandes e de fazenda. Além disso, você também vai encontrar oportunidades de emprego em serviços veterinários públicos, como bem-estar animal, monitoramento de alimentos, controle de doenças animais, vigilância sanitária e consultoria de higiene ou produção de alimentos.
Vantagens do curso de Medicina Veterinária na PUC
O curso de Medicina Veterinária na PUC é um dos cursos com alta empregabilidade, além de ser um curso muito bem avaliado, segundo os especialistas do Guia da Faculdade, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro.
Veja outras vantagens que o curso traz pra você:
- Tem alta taxa de empregabilidade: 93%.
- 80% das aulas são presenciais e 20% são a distância.
- Todo o corpo docente possui mestrado ou doutorado.
Unidades da PUC Minas que oferecem o curso
O curso de Medicina Veterinária é oferecido nas unidades da PUC Minas de Betim, Poços de Caldas e Praça da Liberdade (Grande BH), que contam com Centros Veterinários que oferecem serviços de vacinação, consultas, internações e exames laboratoriais a animais de pequeno porte. Os centros das unidades de Betim e Poços atendem, inclusive, animais de grande porte.
O trabalho dos centros é realizado por funcionários e médicos veterinários, além de professores da universidade, com a ajuda de alunos do curso de Medicina Veterinária.
Grade curricular
Durante 9 períodos, você terá que se dedicar a várias disciplinas. O currículo pode variar entre as universidades mas, no curso de Medicina Veterinária da PUC Minas, algumas das disciplinas ministradas são:
- Anatomia Veterinária I e II;
- Prática Veterinária I e II;
- Bioquímica Veterinária;
- Fisiologia Veterinária I e II;
- Epidemiologia;
- Imunologia;
- Farmacologia e Terapêutica Veterinária;
- Patologia Clínica Veterinária;
- Inspeção e Tecnologia de Leite;
- Melhoramento Genético Animal;
- Técnica Cirúrgica Veterinária;
- Reprodução Animal I e II.
As disciplinas de fundamentação estão estruturadas de maneira integrada às disciplinas específicas da Medicina Veterinária nas áreas de clínica e cirurgia, saúde pública, Medicina Veterinária preventiva, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal e produção animal.
No curso, o profissional médico veterinário adquire conhecimentos de Ciências Gerenciais, Humanas e Sociais, desenvolvendo habilidades de gerenciamento, análise e reflexão, necessárias para sua inserção na sociedade em que vai atuar.
O 10º período é reservado para realização do Estágio Obrigatório de Conclusão do Curso (280 horas), do Estágio Obrigatório II (40 horas) e da preparação e entrega do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (40 horas).
O Estágio Obrigatório de Conclusão do Curso deverá ser feito em uma das diferentes áreas de atuação do médico veterinário. É o aluno que escolhe onde fará o estágio, seguindo as normas do projeto pedagógico do curso e atendendo aos critérios administrativos da universidade. Ao fim do estágio, você deve elaborar um relatório vinculado à disciplina.
Já no Estágio Obrigatório II, o aluno deverá desenvolver estágio nas várias áreas de atuação do médico veterinário.
Qualificação dos docentes
Profissionais qualificados não faltam na PUC Minas! Todos os professores do curso de Medicina Veterinária da PUC possuem mestrado ou doutorado, anos de experiência na área e um vasto currículo.
No primeiro e segundo períodos, por exemplo, as disciplinas Anatomia Veterinária I e II são ministradas pelo professor Elton Pavão Rezende, graduado em Medicina Veterinária pela PUC Minas (2011), com experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Veterinária e clínica de pequenos animais. Ele também possui especialização em Docência no Ensino Superior, com ênfase em Educação, e mestrado em Ensino de Biologia pela PUC Minas.
O professor Nilo Pazzoli também integra o quadro de docentes da universidade, ministrando a disciplina Citologia e Histologia Geral, prática e teoria. Ele possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Biologia Celular e doutorado em Biologia Celular pela UFMG. Atualmente ele também atua na PUC Minas como coordenador geral de pós-graduação stricto sensu da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUC Minas, membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados da PUC Minas, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Medicina Veterinária da PUC Minas – Betim e membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA PUC Minas).
A grade e a lista completa dos professores do curso estão disponíveis na página da universidade.
Viu como o curso de Medicina Veterinária da PUC Minas tem várias vantagens que te ajudarão a se preparar para conquistar a carreira dos seus sonhos? Enriqueça seu currículo com a PUC Minas!