Você iniciou a faculdade e, ao longo dos semestres, percebeu que não se identifica com aquele curso, ou ainda se deparou com uma disciplina e teve tanta afinidade com ela a ponto de resolver seguir essa profissão? Tudo bem! Essas duas situações são mais comuns do que você imagina. E, por mais que possa gerar angústia, mudar de curso não é um bicho de sete cabeças. Na PUC Minas, por exemplo, você tem o suporte necessário para redirecionar a construção da sua carreira.
Hoje vamos conversar sobre essa mudança, fatores que você deve considerar, medos que pode evitar e como solicitar a migração de curso na universidade. Vamos lá?
Mudar ou não mudar de curso? Eis a questão
A escolha de um curso superior, e consequentemente de uma profissão, está longe de ser uma tarefa fácil. E muito menos de ser uma sentença. É preciso ter em mente que o bem-estar e a identificação com a área em que você se formará são indispensáveis para a qualidade de vida no trabalho, para a realização pessoal e para o sucesso ao longo de sua carreira. Felicidade e sucesso se complementam também na carreira.
Posto isso, é hora de analisar o contexto em que você se encontra, quais são os prós e os contras de mudar de curso e avaliar se você realmente quer e precisa mudar. Pode ser que seja uma incerteza passageira, o que é supernormal durante a formação. E após a graduação e tempo de experiência também. Há muitos profissionais que optam pela transição de carreira e têm ótimo resultado.
É possível que realmente você precise mudar a direção da sua carreira. Isso deve ser feito com calma, racionalidade e coragem. Temos dicas para você no tópico a seguir.
Fatores a considerar antes de trocar de graduação
Como veremos adiante, a parte prática de mudar de curso na PUC Minas é simples. O que você precisa mesmo é analisar a situação em todas as suas possibilidades. Por isso, confira o que deve ser considerado e avaliado.
- Você realmente quer mudar de curso ou apenas não se identificou com uma ou outra disciplina? É necessário lembrar que a sua graduação abre diversos caminhos e você pode escolher um entre eles.
- Em qual fase do curso você está? Vale a pena esperar mais um pouco?
- A nova área ou o novo curso que você escolheu, você já o conhece bem, já pesquisou e conversou com profissionais do mercado?
- O investimento feito no curso de origem não é necessariamente uma perda de dinheiro e de tempo, se você entender que o conhecimento é sempre válido e que o que você aprendeu foi necessário para identificar um caminho mais coerente com o que você realmente deseja. Você partirá da experiência.
- Uma das vantagens é a equivalência de disciplinas, que será analisada pela Coordenação dos cursos. Na PUC Minas, há matérias comuns a todos os cursos, e, conforme o parecer do coordenador, você não precisará cursá-las de novo.
- Se você ainda não tem certeza, pare um pouco, respire, pense e planeje com calma. Nada de desespero para não tomar a decisão equivocada, hein?
Como mudar de curso na PUC Minas
A universidade está sempre preparada com vistas a acompanhar os alunos na trajetória profissional que for coerente com a essência, os planos e os sonhos de cada um. Com o intuito de simplificar o Processo de Transferência Interna, a PUC Minas conta com o apoio do CRA (Centro de Registros Acadêmicos), setor que orienta e viabiliza a troca de cursos. É no CRA que você apresentará toda a documentação necessária, conforme o Edital publicado assim que as inscrições para o processo são abertas. Confira a seguir como funciona.
- O primeiro passo é ficar de olho na publicação do Edital de Transferência. Lá estarão todas as regras e orientações que você precisa seguir.
- A PUC Minas oferece várias modalidades de migração. São elas:
– transferência dentro do mesmo curso (turno, modalidade ou unidade).
– reopção de curso, ou seja, mudança entre cursos da mesma área (escolhida no Vestibular).
– transferência entre cursos de áreas diferentes.
3. A fim de solicitar a mudança de curso, o aluno precisa estar matriculado, ter média de pontuação adequada e só pode ter feito até 70% do curso em que está.
4. Para ser analisado o Pedido de Transferência, o estudante precisa ter cursado no mínimo um semestre do curso de origem.
5. A inscrição é feita pelo SGA e tem uma taxa, informada no Edital vigente.
6. Caso você não seja aprovado no Processo de Transferência, sua matrícula/vaga no curso inicial é mantida.
E em caso de bolsas de estudo?
Como a PUC Minas trabalha com diversos tipos de bolsas e financiamento, para cada modalidade há orientações específicas. Assim, o mais recomendado é que você procure a Divisão Financeira para verificar se a bolsa permanece ou não.
No caso do ProUni, a manutenção da bolsa só é permitida para mudanças de cursos da mesma área. As informações completas são divulgadas no Edital de Transferência.
O propósito da PUC Minas é amparar os alunos em todas as etapas da construção da carreira na graduação e na inserção deles no mercado de trabalho. Mudar de curso pode fazer parte da jornada de qualquer profissional. Por essa razão, contar com uma instituição que apoia e facilita a busca pelo curso que você realmente deseja torna o incerto mais seguro e oferece outros meios de tomar uma boa decisão.
Que tal fazer nosso Teste de Afinidade e Orientação Profissional? Com ele você terá insights e um direcionamento de área, conforme seus interesses, habilidades e competências. Faça o teste gratuito agora mesmo.