Um dos grandes benefícios de estudar na PUC Minas é a oportunidade de se dedicar a múltiplas maneiras de experimentação durante o curso e a construção de diversos formatos de carreira. E quem deseja seguir na área da pesquisa, ou ter uma carreira acadêmica, pode contar com todo o apoio da universidade tanto para o desenvolvimento dos trabalhos e dos projetos quanto para a proteção da propriedade intelectual e da propriedade industrial.
Por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas (NIT), nossos alunos, professores e parceiros no desenvolvimento de estudos e projetos têm todo o respaldo necessário para garantir seus direitos sobre seus trabalhos e criações. Hoje queremos lhe mostrar como funciona o núcleo e explicar por que é tão importante saber informações a respeito desse tema. Vamos lá?
Entenda o que é propriedade intelectual e propriedade industrial
Antes de lhe apresentarmos o NIT, é bacana você entender esses dois conceitos, para que fique bem evidente a necessidade de contar com esse suporte na instituição em que você vai se formar e posteriormente fazer uma pós-graduação.
Sabe aquela ideia que você teve para um projeto, um trabalho que você mesmo criou, uma teoria que descobriu ou construiu? Então, tudo isso que “sai da sua cabeça” pertence a você, e você precisa ter garantido seu direito sobre seu capital intelectual e o que ele vai gerar. Essa garantia é a chamada “propriedade intelectual”.
Ela se divide em “direitos autorais”, que se relacionam a criações intangíveis, como obras artísticas, estudos, teses, softwares, entre outras. E em “propriedade industrial”, que envolve as criações materiais como máquinas, dispositivos, projetos e demais soluções que abrangem, por exemplo, patentes.
Afora a autoria do que você pensou e criou, ao ter a propriedade intelectual de suas obras, trabalhos e pesquisas, você terá como proteger a idoneidade deles e também colher os frutos financeiros. Quer um exemplo? De modo simplista, se você fez uma fotografia histórica, todas as vezes em que ela for usada em situações que gerem algum lucro, uma porcentagem vai para sua conta.
Saiba o que é Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas
Lá em 2006, a PUC Minas criou o Núcleo Permanente de Proteção do Conhecimento (NPPC), com o objetivo de informar à comunidade acadêmica sobre como proceder na validação e na proteção a seus projetos, trabalhos e criações. Cinco anos depois, a instituição entendeu que precisava expandir o campo de atuação, contemplando as transformações ocorridas e o avanço da tecnologia.
Assim, em 2011, foi criado o NIT, que visa a construir na PUC Minas uma sólida base de pesquisas e conteúdo dos múltiplos segmentos em que a universidade atua, no que se refere à proteção dos trabalhos realizados.
Pilares do Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas
A razão de ser do NIT é organizar, sistematizar e tornar acessível a toda a comunidade conhecimentos acerca da propriedade industrial e da propriedade intelectual, bem como ampliar o interesse pela pesquisa nessa área.
Com isso, a visão do Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas é levar a toda a sociedade o conhecimento e a consciência da importância da propriedade intelectual. E, para amparar a missão e a visão do NIT, todas as medidas são pautadas pelos mesmos valores humanísticos da universidade.
Como funciona o NIT
O núcleo auxilia o aluno no registro de seus trabalhos no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), como ocorreu com o dispositivo criado por uma estudante do doutorado na área de Odontologia, na PUC Minas.
De acordo com a Portaria que define a atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas, vigente desde 2013, as atribuições dele são:
I – zelar pela manutenção da política institucional de estilo à proteção de criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
II – acompanhar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa inovadores;
III – opinar pela conveniência da proteção das criações desenvolvidas na PUC Minas e de sua promoção;
IV – promover e acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade industrial ou intelectual da instituição.
Para mais detalhes e informações, acesse aqui o documento na íntegra.
Como participar do NIT
Para receber esse apoio no registro de trabalhos, o aluno deve entrar no site do Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Minas e inscrever seu projeto. Serão pedidas informações como:
- Dados pessoais do autor e dos demais envolvidos
- Título do trabalho
- Unidade da PUC Minas em que foi desenvolvido
- Qual a área de aplicação
- Breve resumo e outros detalhes que você confere na página de inscrição
PUC Minas: harmonia entre tradição e inovação
A universidade tem forte atuação no avanço da tecnologia e da inovação nos mais diversos setores sociais, além da Educação. Entre as nossas frentes de trabalho, estão as atividades e as parcerias realizadas no NIT, que auxiliam nossos estudantes e pesquisadores nesta indispensável etapa, que é a de registro e formalização dos projetos e criações.
Aproveitamos para ressaltar que a universidade é destaque em inovação em rankings como o RUF (Ranking Universitário Folha). Ela conta com infraestrutura de ponta, que permite aos alunos terem contato com o que há de mais sofisticado no mercado, como os modernos laboratórios da FCA (Faculdade de Comunicação e Artes), a Clínica Odontológica e o Hangar, entre tantos outros exemplos. Além disso, podemos citar inúmeros estudos de grande contribuição para a sociedade, como as pesquisas coordenadas pelo ICBS (Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas), durante o enfrentamento à pandemia, e parcerias em iniciativas como o Hub de tecnologia, que está sendo projetado no aeroporto de Confins.
A tecnologia não vai parar, e o mercado de trabalho também não. Para construir uma jornada profissional de sucesso e realizações, é preciso estar em uma instituição que acompanha as transformações do mundo, em sintonia com a excelência técnica e humanística no ensino. Você que já está de olho na criação de novas soluções, que tem a inovação como base e quer ter todo o suporte necessário para isso, não pense duas vezes, venha para a PUC Minas.