Vida Acadêmica, Carreira, Dicas

Se você está pensando sobre qual carreira seguir e ainda tem dúvidas sobre o que é a Pedagogia, saiba que o curso é um dos mais relevantes para quem quer atuar na área da educação.

A Pedagogia é uma área do conhecimento que permite aos professores adotar as melhores práticas em um ambiente de sala de aula. Ajuda-os a saber como diferentes alunos aprendem e captam informações para que possam adaptar suas aulas para satisfazer essas necessidades.

Conheça como funciona o curso de Pedagogia da PUC Minas e em quais áreas você poderá atuar como pedagogo.

O que é Pedagogia

Pedagogia refere-se ao método e às práticas dos professores. É a forma como abordam o seu estilo de ensino e a relação com as diferentes teorias que utilizam, como dão feedback e as avaliações que estabelecem. Quando as pessoas se referem à pedagogia do ensino, significa como o professor entrega o currículo escolar à turma.

O estudante de Pedagogia entende que a educação pode mudar uma vida e até mesmo um país e quer ser parte disso, não apenas dentro da sala de aula.

Como funciona o curso de Pedagogia da PUC Minas

O curso de licenciatura em Pedagogia da PUC Minas é oferecido em duas modalidades: presencial e a distância, ambos com 8 períodos (4 anos) de duração. O curso presencial é ofertado no campus Coração Eucarístico, em BH, com aulas no turno da tarde.

A graduação em Pedagogia oferece fundamentação teórico-prática necessária à formação de profissionais com compreensão crítica da relação escola/sociedade, comprometidos com uma educação de qualidade.

O graduando em Pedagogia desenvolverá habilidades relativas às atividades de docência. Ou seja, habilidades relacionadas às práticas de preparar e ministrar aulas, além de outras ações pedagógicas de competência do professor.

O objetivo do curso é habilitar licenciados para exercer funções de docência e gestão em escolas e outras organizações da sociedade que desenvolvam atividades educacionais.

Grade curricular

O currículo do curso de Pedagogia é estruturado em quatro grandes áreas:

1 – Fundamentos da Educação

Filosofia, Sociologia, Antropologia, História, Psicologia e Políticas Educacionais.

2 – Cotidiano Escolar

Alfabetização e Letramento, Didática, Metodologias de Ensino, Avaliação Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Arte e Educação.

3 – Gestão Pedagógica

Gestão e Trabalho Docente e Teorias de Currículo.

4 – Integração Teoria e Prática

Estágios e Pesquisa Pedagógica.

Nessa formação, o destaque são os projetos e atividades de extensão, os seminários interdisciplinares e os laboratórios de pesquisa e práticas educacionais.

Pedagogia Presencial

Ao longo dos oito períodos do curso de Pedagogia presencial, você terá disciplinas como:

  • Leitura e Escrita;
  • Pedagogia: Identidade, Teoria e Práticas Antropologia Cultural;
  • Didática: Fundamentos da Prática Docente;
  • Fundamentos da Educação Infantil;
  • Metodologia da Alfabetização e Letramento;
  • Fundamentos da Educação: Abordagem Psicológica;
  • Língua Brasileira de Sinais;
  • Práticas Investigativas em Educação: a Escola e os Alunos com Necessidades Educativas Especiais;
  • Gestão de Processos Educacionais em Espaços Escolares e Não Escolares;
  • Pluralismo Religioso e Educação.

Os estágios obrigatórios da graduação em Pedagogia presencial têm início no 5º período, com Docência na Educação Infantil; no 6º, é a vez de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; no 7º, Docência na Educação de Jovens e Adultos, no Magistério e na Educação Profissional; e no 8º, Gestão Educacional em Espaços Escolares e Não Escolares.

O aprofundamento poderá ser realizado no 9º período nas áreas de Necessidades Educacionais Especiais e/ou Ensino Religioso.

Quem optar pela Formação em Aprofundamento em Ensino Religioso, terá disciplinas e estágio relacionados ao Ensino Religioso. 

Já no Aprofundamento em Necessidades Educacionais Especiais, terá estágio e disciplinas como Necessidades Educacionais Especiais de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Práticas Pedagógicas na Educação de Pessoas com Deficiência Visual ou Surdocegueira.

Pedagogia EAD

Ao longo do curso de Pedagogia a distância, as disciplinas ministradas são:

  • Microfundamento: Leitura e Produção de Textos;
  • Projeto: Práticas Investigativas em Educação: Pedagogia e Seus Campos de Atuação;
  • Microfundamento: Psicologia da Educação;
  • Competências Comportamentais;
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras;
  • Microfundamento: A Escola e as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais;
  • Microfundamento: Expressão Artística e Literária na Infância;
  • Microfundamento: Educação de Jovens e Adultos;
  • Microfundamento: Políticas Públicas de Educação;
  • Microfundamento: Pedagogia Empresarial.

Os microfundamentos são autoinstrucionais e 100% virtuais (conteúdo teórico necessário para a realização dos projetos).

Os estágios obrigatórios da graduação em Pedagogia a distância também têm início no 5º período, na área de Docência na Educação Infantil; no 6º, é a vez de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; no 7º, Gestão Educacional no Espaço Escolar; e no 8º, Gestão Educacional em Espaços Não Escolares.

Áreas de atuação do pedagogo

É papel do pedagogo realizar tarefas que incluem o desenvolvimento de estratégias educacionais, a melhoria do ensino e dos métodos de aprendizagem, a realização de pesquisas, a organização e o planejamento de programas educacionais, a supervisão de professores e o fornecimento de conselhos aos alunos e seus pais sobre questões educacionais.

Obter um diploma de Pedagogia pode abrir as portas para você atuar em várias áreas, como:

  • Docente na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores em nível médio;
  • Consultor educacional;
  • Pesquisador de políticas educacionais qualitativas;
  • Atividades de gestão de processos educativos;
  • Coordenador educacional.

Os futuros pedagogos também poderão trabalhar com a educação inclusiva a partir das aulas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Locais de trabalho

Os licenciados em Pedagogia podem atuar em estabelecimentos como escolas, hospitais, centros de educação, organizações de serviço público, empresas industriais e comerciais, clínicas, organizações de recrutamento de pessoal, igrejas, brinquedotecas, organizações sociais e religiosas, ONGs, associações e sindicatos, entre outros.

O que o curso de Pedagogia te ajuda a desenvolver

O estudo da Pedagogia envolve uma ampla variedade de tópicos, a maioria deles relacionados à teoria do ensino ou aos métodos práticos de ensino.

Os professores usam muitos tipos de habilidades pedagógicas para incentivar a aprendizagem dos alunos. A importância de cada tipo pode variar de acordo com a série em que você leciona, os valores da escola em que trabalha e seus próprios objetivos pessoais de ensino.

Ao longo do curso, você vai adquirir habilidades pedagógicas e de gerenciamento de sala de aula e também vai aprimorar várias outras habilidades, como:

  • Capacidade de trabalhar e se comunicar com crianças e adultos;
  • Comunicação oral e escrita;
  • Conhecimento em tecnologia da informação e comunicação por meio de experiências de aprendizagem on-line, aulas de instrução em tecnologia e trabalho com diferentes ferramentas tecnológicas;
  • Resolução de problemas no gerenciamento de sala de aula;
  • Capacidade de trabalhar como parte de uma equipe;
  • Habilidades organizacionais;
  • Habilidades de gerenciamento/planejamento de tempo;
  • Comunicação;
  • Adaptação;
  • Colaboração;
  • Inclusão;
  • Compaixão.

O curso de Pedagogia da PUC Minas te ajuda a aprimorar suas habilidades necessárias para atuar como pedagogo e construir uma carreira bem-sucedida. A instituição possui uma das melhores metodologias de ensino do Brasil, oferecendo uma estrutura moderna, com espaços e atividades de formação diversificadas e professores capacitados profissional e academicamente.

Saiba mais sobre os cursos de graduação da PUC Minas e venha estudar com a gente!

Posts relacionados

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

A escolha profissional é uma jornada crucial para estudantes, e entender as diferentes categorias e tipos de profissão é o primeiro passo para seu crescimento pessoal e um futuro profissional sólido e...

Ver mais

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

O debate sobre sustentabilidade não é necessariamente novo. Afinal, desde a ECO 92, já se levantava a necessidade de encontrar formas de aliar desenvolvimento e preservação da natureza. Nesses mais de 30...

Ver mais

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Um novo mercado de trabalho, mais tecnológico e humanizado, precisa de líderes e gestores capazes de compreender as novas realidades e de atuar estrategicamente em todas elas. E, para isso, a formação...

Ver mais

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizagem ao longo da vida, ganha cada vez mais relevância em um mundo em constante evolução, que exige atualização contínua das nossas competências para não ficarmos...

Ver mais