Vivenciar sua profissão em outros cenários e outras culturas é uma excelente oportunidade para expandir sua formação e certamente é um diferencial na construção de uma carreira. Você já considerou uma oportunidade dessas mais perto dos seus sonhos e projetos? Se ainda não, pode começar já, porque, pelo Programa de Intercâmbio da PUC Minas, o aluno pode receber um importante apoio da universidade para realizar diversos formatos de intercâmbio.
Quer saber mais sobre como funciona o programa e as parcerias internacionais da universidade? Continue a leitura deste artigo e coloque imediatamente suas ideias em prática.
Veja como o intercâmbio pode dar um upgrade em sua carreira
Como dissemos, a experimentação e o aprendizado sobre sua área em outros países, com culturas e percepções diferentes das nossas, proporcionam um importante diferencial em seu currículo e abrem mais possibilidades para o desenvolvimento de uma carreira mais consistente, diversa e flexível. Para que você perceba o quanto participar de um Programa de Intercâmbio estruturado como o da PUC Minas é sim uma oportunidade que deve ser agarrada com as duas mãos, listamos os principais benefícios. Confira aqui!
Amadurecimento pessoal
Independentemente do formato e do objetivo de um intercâmbio, as esferas pessoais da vida de um estudante são bastante impactadas. Há quem considere um divisor de águas, um rito de passagem, visto que tantas características comportamentais podem ser aperfeiçoadas, aprendidas e, o melhor, descobertas. Você tem a chance de se conhecer melhor, de se respeitar mais e de buscar e implementar ações mais personalizadas diante dos desafios do dia a dia. E isso, pode ter certeza, vai lhe ajudar em tudo, pois o autoconhecimento é uma das bases dos relacionamentos, da carreira e da saúde mental.
E olha que bacana: alguns traços que você vai descobrir que tem, outros que você aprenderá e outros que você talvez verá que precisa desenvolver mais, são relacionados diretamente às Soft Skills, cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Dentre elas, podemos citar flexibilidade, comunicação, autonomia, autogestão, resiliência, planejamento e adaptação.
Networking
Até se você não quiser, você vai ter contato com um número considerável de pessoas ao longo da sua jornada profissional. E o mais importante:, com pessoas com interesses, sonhos e projetos em sintonia com os seus. Então, aproveite esse momento para fazer amigos, criar laços e mostrar todo o seu potencial. Podem surgir parcerias incríveis, trabalho, novos estudos. Uma boa rede de relacionamentos e contatos profissionais é estratégico para quem busca crescimento profissional.
Contato com tendências e novidades
Você estará diante de pessoas de todos os cantos, com percepção e ideias plurais acerca do seu campo de formação. Estará também em contato com grandes polos mundiais, onde as tendências, na maioria das vezes, são lançadas primeiro. Você poderá voltar com novos planos, propostas e soluções. Vai perder?
Aprendizado de outros idiomas
Talvez o foco da sua viagem não esteja exatamente em desenvolver o idioma local, mas isso vem no pacote. Afinal, você se comunicará a maioria do tempo em outra língua; então, já pode contar com mais essa Hard Skill no seu currículo. E, como você estará em contato com estudantes de múltiplos países, certamente haverá troca de figurinhas sobre seus idiomas, ou seja, um aprendizado natural.
Mais bagagem cultural
Além de conhecer a realidade, a cultura e o estilo de vida do país em que estará, você encontrará vários colegas, de diversas partes do mundo, e, por intermédio deles, conhecerá outras realidades e hábitos diferentes. Outro ponto importante é que você poderá entender também como a área de estudo é vista em cada país e com isso aprender mais e ter ideias e insights surpreendentes.
Oportunidades diferentes de lazer
Nem só de trabalho e estudo é feito um intercâmbio. Nos momentos livres, você tem inúmeras opções para se divertir, conhecer os pontos turísticos de onde está, fazer viagens curtas para visitar cidades, estados e até países vizinhos, dentre muitas outras possibilidades. É bacana aproveitar cada um deles, visto que, além de ajudar na interação com outras pessoas, o lazer traz mais entusiasmo para que o intercambista alcance seus objetivos.
Entenda o Programa de Intercâmbio da PUC Minas
A Assessoria de Relações Internacionais (ARI PUC Minas) é a responsável por organizar e realizar os Processos Seletivos para Intercâmbio. Todo ano são lançados Editais para cada idioma contemplado pelo programa. Atualmente são: espanhol, francês, inglês e português. Os Editais são separados, em razão dos exames específicos de proficiência nas línguas citadas.
Em geral, a universidade custeia as taxas e os valores referentes aos estudos, e as despesas pessoais ficam a cargo do aluno para que curse um semestre em uma das instituições parceiras. Caso o estudante queira estender o programa por mais um semestre, é necessário verificar a possibilidade com a ARI.
Para se inscrever no programa, é preciso estar regularmente matriculado em uma das 9 unidades da PUC Minas ou na PUC Minas Virtual.
Saiba como participar desse benefício oferecido pela universidade
O Processo Seletivo é realizado anualmente e é mais simples participar do que você imagina. É interessante que, antes de decidir em qual instituição parceira quer estudar, você faça uma criteriosa pesquisa, para lhe dar mais segurança na decisão. Agora, vamos lhe mostrar os 5 passos para se inscrever. Confira.
Passo 1 – Tudo começa pela inscrição, disponível no Portal do Intercambista. Você pode se inscrever em qualquer época, mas atente-se para as datas dos Editais.
Passo 2 – Depois vem a etapa do Lançamento dos Editais. Você deve escolher o que corresponde ao idioma no qual você está de olho e “ler muito bem lido” todos os termos do Edital, como regras, prazos, vagas disponíveis e outros. Feito isso, é hora de prova.
Passo 3 – Agora você deve comprovar a proficiência na língua escolhida, por meio de certificação apresentada ou por teste. Para os casos em que o idioma é Português, esse passo não se aplica.
Passo 4 – Após as etapas anteriores, a ARI fará a avaliação e a análise de documentação, vídeos e demais materiais, cujas notas serão dadas a cada critério que consta no Edital.
Passo 5 – É hora de saber se você já pode fazer as malas. As vagas são distribuídas conforme a nota alcançada e divulgada pela Assessoria de Relações Internacionais e pela universidade. É preciso acompanhar e ficar ligado.
Conheça as parcerias da PUC Minas
A PUC Minas, por meio do Programa de Internacionalização, firmou parceria com mais de 150 instituições de ensino em mais de 20 países. Todas elas com enorme prestígio e altíssima qualidade no ensino e na formação humana dos estudantes. Nessa parceria, buscamos ampliar as trocas e o diálogo acadêmico e profissional entre a PUC Minas e o mundo. Assim, a universidade facilita a viagem de seus alunos e também recebe estudantes das instituições parceiras.
Dentre as principais universidades temos:
- Regensburg University of Applied Sciences, em Regensburg, na Alemanha
- Università de Bologna, em Bolonha, na Itália
- Universitat Autònoma de Barcelona, em Barcelona, na Espanha
- Universidad Nacional de Mar del Plata, em Mar del Plata, na Argentina
- Queensland University of Technology (QUT), em Brisbane City, na Austrália
- Universidade do Porto, em Porto, em Portugal
- Université Paris 1 – Pantheón Sorbonne, em Paris, na França
- Université Libre de Bruxelles, em Bruxelas, na Bélgica
Neste e-book produzido pela universidade, você tem mais informações sobre as instituições e também sobre o intercâmbio na PUC Minas.
O Programa de Intercâmbio da PUC Minas é mais uma iniciativa da universidade para oferecer aos alunos excelência e oportunidades em sua formação e nos primeiros passos de sua jornada profissional. Prepare-se para um mercado dinâmico, competitivo e inovador e logicamente para o futuro, que já se desenha hoje.
Ter vivência no exterior ou desejar uma carreira internacional está ao seu alcance na PUC Minas. Acesse mais informações sobre o programa e acompanhe os períodos de inscrição.