Qual é a primeira coisa que vem à cabeça quando você pensa em universidade? Podem ser os espaços de convivência, como o pátio, ou as salas de aula. Mas a verdade é que o ensino superior é bem mais que conexões e aulas. Existe o que chamamos de tripé educacional: ensino, pesquisa e extensão.
Esse último ponto é, como os outros, muito importante. Permite, por exemplo, que alunos possam exercitar suas habilidades em situações reais. Além disso, há um retorno para a sociedade, que pode aproveitar atendimentos gratuitos ou a preços baixos em vários setores.
Os projetos de extensão de uma Universidade também podem ser uma forma de inovar e testar novas ideias. Que tal estudar um pouco mais sobre alunos com altas habilidades ou superdotação? Ou criar uma incubadora de projetos? Ou até mesmo criar novas tecnologias para aumentar a qualidade de vida do trabalhador da construção civil?
Esses são temas de alguns dos projetos de extensão da PUC Minas. Confira, a seguir, alguns detalhes sobre eles e entenda mais sobre a importância dessas iniciativas.
Estudantes com altas habilidades e superdotação
Você sabia que, entre 2014 e 2018, o número de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) não aumentou? Na verdade, os dados relativos a essas pessoas não se alteraram, o que mostra que não recebem a consideração que deviam.
Um estudo feito nas regiões do Brasil analisou a existência de núcleos de atendimento especializado a esses estudantes e constatou que, onde são mais presentes, há mais AH/SD. Acredita-se que isso aconteça por causa da presença mais sólida de pesquisadores na área. Em razão disso, foi criado um projeto de extensão na PUC Minas focado nesses casos, já reconhecido nacionalmente.
As atividades com as crianças acontecem no próprio Campus Coração Eucarístico. Monitores e estudantes utilizam todos os espaços, como laboratórios, complexo esportivo, salas de aula, biblioteca etc. Por lá, são feitas oficinas de conhecimento com os participantes e extensionistas.
O projeto já foi recebido em revistas acadêmicas, mostras, seminários e congressos, foi tema de monografia, além de ter produzido cartilhas e prestado orientações aos pais das crianças. Envolveram-se também nas atividades alunos de várias áreas do conhecimento, do Direito à Educação e à Psicologia.
Segundo a coordenadora do projeto, Karina Fideles Filgueiras, doutora e mestre em Educação/ FaE-UFMG, “compreende-se tanto a relevância acadêmica quanto a relevância social, uma vez que a proposta traz trabalhos articulados entre ensino, pesquisa e extensão e também articula-se com políticas públicas de inclusão educacional”.
Produtividade e Qualidade para o Trabalhador da Construção Civil
As atividades da construção civil podem ser cada vez mais efetivas por meio da tecnologia. É possível criar processos e ferramentas que aumentem não só a eficiência, mas também a segurança dos trabalhadores.
É com isso em mente que surgiu o projeto de extensão focado em criar uma ferramenta aperfeiçoada com base em pesquisas de mercado e observações técnicas. A ideia é unir três itens em um só, produzindo um objeto multifuncional: colher de pedreiro, desempenadeira dentada e martelo de borracha.
As atividades são desenvolvidas por professores, alunos e profissionais da área em conjunto. Além disso, há integração entre áreas distintas, como Fisioterapia (parte ergonômica) e Engenharia Civil (parte técnica).
Segundo os professores coordenadores, Everaldo Bonaldo e Ricardo Silva Resende, no primeiro semestre, os alunos realizam pesquisas sobre exigências técnicas e normativas e produzem modelos reais da ferramenta para testá-la no próximo período.
O desenvolvimento dessa inovação, único no mercado, possibilita reduzir custos e manter o máximo da produtividade. Alunos e alunas também têm a oportunidade de analisar a construção civil e praticar habilidades na confecção do produto.
Ideias na PUC Minas
A cultura empreendedora é fator de desenvolvimento econômico e está atrelada à capacidade inovadora de uma população. Assim , o projeto Ideias foi criado com o objetivo de se tornar uma incubadora de projetos focados no desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômico).
Primeiro, diversos setores da sociedade, como escola, governo, empresas, associações etc., procuram a PUC Minas em busca de solução para um determinado problema. Em seguida, é feita uma análise e, se houver a possibilidade de resolução, alunos e professores trabalham em conjunto com o solicitante para criar a melhor delas.
Segundo o professor coordenador Osvaldo Maurício de Oliveira, todos podem desenvolver suas habilidades de inovação, que serão cobradas mais tarde no mercado de trabalho. Além disso, instituições conquistam a solução de diversos problemas, o que colabora para o desenvolvimento da sociedade no geral.
O Ideias já atendeu a diversos solicitantes. Um exemplo é a incubação de empreendimentos de Economia Popular Solidária. Para prestar esse atendimento, grupos de pessoas de baixa renda que se encontravam sem oportunidade no mercado de trabalho receberam a assessoria e a consultoria do projeto.
Outro exemplo é o Observatório Empresarial, que é um diagnóstico de micro e pequenas empresas. Alunos e professores levantam as maiores dificuldades de gestão e sobrevivência e oferecem assessoria e consultoria gratuitas aos empreendedores que não podem comprar esse tipo de serviço.
O projeto Ideias também promove eventos para facilitar a troca de experiências entre os envolvidos e a sociedade.
Esses são apenas alguns dos projetos de extensão da PUC Minas. Por meio dessas e de outras iniciativas, é possível preparar melhor nossos estudantes para o mercado de trabalho. Saiba mais como nós trabalhamos para o seu desenvolvimento.