Vida Acadêmica

À medida que as empresas crescem e se desenvolvem, os sistemas delas podem ficar antiquados ou menos eficientes. Criar complementos para um sistema existente ou substituí-lo conforme necessário, para ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, é uma das funções do profissional formado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Com o objetivo de concluir esse processo de forma eficaz, os profissionais interessados em desenvolver métodos para melhorar a eficiência de sua organização podem se beneficiar do conhecimento de um tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A seguir, trazemos o conceito dessa profissão, áreas de atuação e como funciona o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na PUC Minas. Vamos lá! 

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A análise e desenvolvimento de sistemas faz parte de  um processo que muitas empresas usam para avaliar situações de negócios específicas e desenvolver maneiras de melhorá-las por meio de métodos mais otimizados.

As empresas podem optar por esse processo para reformular sua organização ou atender aos objetivos de negócios relacionados ao crescimento e à lucratividade. Tal processo também enfatiza como os sistemas agem, suas relações com outros subsistemas e a capacidade de ambos de atender a um objetivo específico.

Áreas de atuação do tecnólogo

A profissão envolve análise de sistemas e técnicas de design na solução de um problema. Os tecnólogos devem se manter atualizados com a tecnologia mais recente, buscando melhorar a produtividade em todos os processos de uma organização.

Como tecnólogo, você poderá atuar em consultorias, empresas de desenvolvimento de software, tecnologias, planejamento informacional, serviços, comércio, auditoria e segurança, institutos e centros de pesquisa. Entre os cargos, estão:

Analista de Sistemas de TI

O analista de sistemas de TI é um dos trabalhos iniciantes mais comuns para recém-formados. Esses profissionais desenvolvem documentação, criam especificações suplementares e fornecem suporte ao desenvolvimento de aplicativos.

Supervisor de Desenvolvimento de Sistemas

Os supervisores de desenvolvimento de sistemas, como o nome sugere, supervisionam equipes interdisciplinares de desenvolvedores de aplicativos, arquitetos de software e engenheiros de sistemas. Eles também fazem interface com departamentos de negócios, com fornecedores terceirizados e especialistas técnicos.

Engenheiro de Sistemas

Os engenheiros de sistemas são responsáveis por dar suporte a servidores, softwares e estações de trabalho.

Técnico de Sistemas Operacionais

Os técnicos de sistemas operacionais instalam e mantêm sistemas operacionais e hardware OEM (Fabricante Original de Equipamento) de acordo com as políticas e os padrões. Suas responsabilidades incluem monitorar e relatar a utilização dos recursos do sistema.

Especialista em Desenvolvimento de Sistemas

Entre suas funções, estão fornecer análise de negócios e suporte no desenvolvimento de aplicativos para equipes de TI e pesquisar e avaliar soluções alternativas a fim de recomendar a mais eficiente e econômica para o projeto.

Para você, que tem interesse em ingressar nessa área e quer conhecer um pouco mais a profissão, trazemos as principais informações sobre o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da PUC Minas.

Como funciona o curso

O curso é ofertado a distância, na PUC Minas Virtual; e presencialmente, em quatro unidades BH – Barreiro, Betim, Contagem e São Gabriel –, com duração de 2,5 anos, carga horária total de 2.000 horas, distribuídas entre 5 períodos.

Nas unidades BH – Barreiro, Betim e Contagem –, o curso é ofertado no turno da noite. Já em BH – São Gabriel, você pode optar pelo turno da manhã ou pelo turno da noite.

Em todas as unidades, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da PUC Minas conta com um projeto pedagógico inovador e atualizado visando atender às necessidades do mercado de trabalho atual.

O foco do curso é gerar sistemas de software de alta qualidade, desenvolver, implementar, implantar e acompanhar sua evolução.

Projetos

Um projeto de software é desenvolvido em cada eixo temático (semestre) do curso, proporcionado ao aluno vivenciar e aplicar os conteúdos ministrados em sala de aula para resolver um problema computacional real. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conteúdos estudados e de desenvolver habilidades e atitudes que permitirão a formação das competências propostas para a formação do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

No curso, os professores transformam situações reais em estudos de casos, nos quais os alunos trabalham o problema e buscam soluções com base nos conteúdos estudados no semestre. Por meio dessa prática, o aluno desenvolve habilidades, adquire experiência e se sente capaz na profissão que escolheu.  

Ao longo do curso, você vai adquirir experiência profissional e poderá construir um portfólio de produtos desenvolvidos por você mesmo, o que pode ser um diferencial no mercado de trabalho.

Grade curricular

Aliando teoria e prática, o curso permite que o aluno desenvolva habilidades técnicas específicas e necessárias à sua qualificação, possibilitando a formação em fundamentos da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software.

No curso, o aluno tem contato com vários conteúdos, como programação de computadores, linguagens de programação e aspectos técnicos da Engenharia de Software, como análise e projeto de sistemas, por exemplo.

Os conteúdos ministrados apresentam as tecnologias mais recentes necessárias à construção de software, como gerência de projetos, bancos de dados, governança de tecnologia da informação, interação humano-computador, sistemas distribuídos e tecnologias de dispositivos móveis e em nuvem.

Estas são algumas disciplinas ministradas no curso:

  • Algoritmos e técnicas de programação
  • Desenvolvimento de interfaces web
  • Bancos de dados
  • Desenvolvimento web full stack
  • Engenharia de requisitos de software
  • Fundamentos de redes de computadores
  • Gestão engenharia de processos e qualidade de software
  • Gerência de projeto de software e de produção de software
  • Teste e manutenção de software

Ciclos de aprendizagem

O aluno obterá uma certificação intermediária ao fim de cada ciclo de aprendizagem, realizado ano a ano. Com esse certificado, ele poderá conseguir uma oportunidade profissional antes de concluir o curso.

Ao final do primeiro ciclo de aprendizagem, por exemplo, você obterá a certificação intermediária de desenvolvedor de Software; ao final do segundo ciclo, o certificado de analista de Software; e, ao concluir o terceiro ciclo, você obterá o título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Conheça cada ciclo de aprendizagem e seus eixos temáticos:

  • Ciclo 1: Concepção e Implementação de Sistemas de Software

Eixo 1: Implementação de Sistemas de Software

Eixo 2: Análise e Projeto de Sistemas de Software

  • Ciclo 2: Desenvolvimento de Sistemas de Software Orientados a Processos de Negócios

Eixo 3: Processos de Negócio e Desenvolvimento de Software

Eixo 4: Infraestrutura para Sistemas de Software

  • Ciclo 3: Empreendedorismo e Inovação

Eixo 5: Empreendedorismo e Inovação com Sistemas de Software

Ao concluir o curso, você será capaz de:

  • analisar, projetar, documentar, implementar, testar, implantar e manter sistemas computacionais;
  • gerenciar projetos de software;
  • definir, modelar, implementar, adequar e melhorar processos de desenvolvimento de software;
  • promover a qualidade do produto de software e do processo de desenvolvimento;
  • identificar, analisar e modelar processos de negócio;
  • gerenciar configurações do projeto de software;
  • avaliar, selecionar e usar ferramentas, metodologias e tecnologias adequadas ao problema e ao contexto para a produção de sistemas computacionais;
  • projetar o armazenamento e o tratamento dos dados e realizar sua implementação;
  • especificar e gerenciar requisitos de software e o projeto de interfaces.

Por meio de trabalhos interdisciplinares, o curso faz com que os alunos desenvolvam soluções para problemas do mundo real, proporcionando-lhes, além da formação em si, a compreensão da realidade do mercado de trabalho.

Há três maneiras de ingressar nos cursos de graduação e tecnologia da PUC Minas: pelo processo seletivo simplificado (por Redação ou pela Nota do ENEM), por transferência ou também se inscrevendo para obter um novo diploma. 

Seja qual for sua escolha, aproveite já esta oportunidade de estudar Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e se tornar um filho da PUC! Inscreva-se!

Posts relacionados

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

A carreira de professor universitário, como a maioria das outras carreiras, tem seus prós e contras, faz a diferença na vida das pessoas e também enfrenta muitos desafios. Ensinar e fazer pesquisas...

Ver mais

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Em 2018, os estudantes passaram a ter mais opções para ingressar na PUC Minas. Além do Vestibular tradicional, foi lançado o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas, visando dar mais agilidade à avaliação...

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais pode ser um recurso valioso para quem deseja atuar como desenvolvedor de jogos, pois oferece aprendizado estruturado e um mergulho profundo em programação, design e gerenciamento de...

Ver mais

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

A área de Recursos Humanos (RH) foca na gestão do ativo mais valioso de uma organização, os funcionários, garantindo que tenham os recursos necessários para suas tarefas e promovam um ambiente de...

Ver mais