Carreira, Dicas

Manter a empregabilidade pode ser desafiador, especialmente no ambiente de negócios competitivo de hoje, em que muitos candidatos podem não conseguir encontrar um emprego mesmo após meses de procura. 

Nesses casos, geralmente você precisa reavaliar suas estratégias na busca por um emprego para aumentar suas chances de ser contratado. Além disso, deve investir, por exemplo, na educação contínua, na ampliação do networking e em fortalecer ou desenvolver suas habilidades interpessoais. 

A seguir, trazemos dicas sobre o que você pode fazer para aumentar suas chances de conseguir um emprego. 

O que é empregabilidade 

Empregabilidade é ter um conjunto de habilidades, conhecimentos, compreensão e atributos pessoais que tornam uma pessoa mais propensa a escolher e garantir ocupações nas quais possa estar satisfeita e ser bem-sucedida. 

No mercado de trabalho atual, de maior competitividade, os empregadores não procuram candidatos apenas experientes, mas aqueles que, além da experiência, tenham competências de empregabilidade como características essenciais. 

Habilidades de empregabilidade são qualidades pessoais que o tornam empregável. Às vezes, são chamadas de habilidades sociais ou habilidades transferíveis porque são distintas do seu conhecimento técnico e experiência de trabalho e podem ser aplicadas a praticamente qualquer posição, em qualquer setor. 

Por exemplo, os empregadores desejam recrutar alguém que seja confiável, trabalhador e que se dê bem com seus colegas de trabalho — todos esses requisitos são habilidades de empregabilidade. 

Como aumentar suas chances de conseguir um emprego

Desenvolva suas habilidades 

Sua qualificação e experiência educacional podem ser suficientes para se qualificar para um emprego hoje, mas você precisará de habilidades sociais, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas, além das habilidades técnicas, para ter sucesso na maioria das profissões emergentes. 

Soft Skills 

Habilidades de empregabilidade são habilidades interpessoais — soft skills — que o ajudarão a ter o melhor desempenho em seu trabalho. 

As habilidades interpessoais são uma parte essencial para melhorar a capacidade de trabalhar com outras pessoas e podem ter uma influência positiva no avanço de sua carreira. Se você é dono de uma pequena empresa ou trabalha por conta própria, as habilidades interpessoais podem ajudá-lo, por exemplo, a encontrar, atrair e reter clientes. 

Por outro lado, a falta de soft skills pode limitar o seu potencial ou até mesmo prejudicar o seu negócio. Ao desenvolver fortes habilidades de liderança, trabalho em equipe e comunicação, você pode executar projetos com mais tranquilidade, entregar resultados que agradam a todos e até mesmo influenciar positivamente sua vida pessoal, melhorando a forma como você interage com outras pessoas. 

Hard Skills 

As habilidades técnicas (hard skills) representam os requisitos necessários para o desempenho adequado de um trabalho. Quando você recebe treinamento de habilidades técnicas, você tem acesso a ferramentas necessárias para aprender e fortalecer capacidades específicas essenciais para desempenhar as funções que lhe são atribuídas. 

Hoje em dia, é possível praticar a Aprendizagem ao Longo da Vida e desenvolver habilidades técnicas realizando vários cursos online disponíveis em plataformas como Coursera, Udemy e edX. Ao concluir os cursos, há a opção de receber um certificado mediante o pagamento de uma taxa. É uma boa opção para agregar mais experiência ao seu currículo

Outra forma de desenvolver essas habilidades é participar de workshops e grupos de discussão. 

Faça networking 

Para aumentar suas chances de conseguir um emprego, tão importante quanto desenvolver suas habilidades é ter uma rede de contatos. Amigos, parentes, ex-colegas de trabalho, colegas da universidade e sobretudo alguém que já trabalha na empresa em que você está desejando trabalhar podem fornecer informações sobre vagas de emprego e como se preparar adequadamente para obtê-las. 

Para expandir sua rede de contatos, você pode participar de eventos da indústria, workshops, conferência, meetups e também através do LinkedIn

Veja o que você deve fazer para aumentar seu networking na plataforma: 

  • Completar seu perfil: a plataforma prioriza os perfis completos. Por isso, você deve inserir título, uma foto de perfil e uma imagem de fundo, um resumo, profissão atual, localidade, experiência de trabalho com datas relevantes, formação acadêmica, educação, trabalho voluntário ou outros hobbies e pelo menos cinco habilidades relevantes. 
  • Otimizar seu perfil: escolha uma foto que transmita profissionalismo, adicione um título eficaz, crie um resumo abrangente e atraente e otimize sua experiência profissional. 
  • Obter recomendações por suas habilidades.
  • Conectar-se com perfis de pessoas conhecidas e também com desconhecidos que atuam em sua área de interesse. 
  • Fazer parte de grupos de profissionais que possuam interesses semelhantes ou que trabalhem no mesmo setor: compartilhe seus conhecimentos, faça perguntas e converse sobre temas sobre os quais deseja aprender mais. 
  • Escrever conteúdos regularmente. 

Aperfeiçoe seu currículo e perfil online 

Se você não sabe como melhorar seu currículo, de forma que ele fique mais claro e conciso, pode usar ferramentas como:

  • Resume Genius, que possui vários modelos de CV profissionais e sugestões textuais;
  • Canva, que disponibiliza vários modelos de currículo criativos e personalizáveis de acordo com a vaga à qual você vai se candidatar; 
  • CV Maker, para criar currículos em vários idiomas e hospedá-los. 

Leia também: Quais habilidades colocar no currículo? Saiba como turbiná-lo durante a faculdade 

Prepare-se para entrevistas 

As entrevistas de emprego são momentos cruciais que podem impactar significativamente o rumo da sua carreira. Por isso, a preparação adequada é a chave do sucesso, e uma estratégia bem elaborada pode fazer toda a diferença. Aqui estão algumas dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego presencial ou online: 

  • Antecipar perguntas comuns da entrevista: pratique respostas a perguntas sobre seus pontos fortes, fracos, experiências e como você lidou com desafios no passado. 

Acesse também: SWOT pessoal: o que é essa ferramenta e como fazer? 

  • Linguagem corporal: você deve transmitir força, segurança e confiança durante a entrevista. Certifique-se de manter um contato visual forte e se apresentar com confiança, mantenha a postura, ouça o entrevistador com empatia e envolva-se com o que ele está dizendo. 
  • Vestimenta adequada: vista-se de maneira profissional e use roupas alinhadas à cultura da empresa, procure nunca se vestir de maneira mais casual que o entrevistador, independentemente se a entrevista for presencial ou online. 
  • Clareza na comunicação: em uma entrevista de emprego, você precisa ser capaz de transmitir de forma clara e concisa suas habilidades, experiência e conquistas ao entrevistador. Habilidades de comunicação eficazes podem ajudá-lo a se destacar de outros candidatos que podem ter dificuldade para articular seus pontos fortes, além de ajudá-lo a construir uma relação empática com o entrevistador. 

Além de todas essas dicas, em caso de entrevistas online, tente conectar-se à plataforma cinco minutos antes do horário agendado para a entrevista para compensar imprevistos, como dificuldades técnicas, que possam surgir. 

Adapte-se ao mercado de trabalho atual 

A adaptação às mudanças em um mercado de trabalho dinâmico requer proatividade, aprendizagem contínua e uma mentalidade construtiva. Ao adotar essas estratégias e permanecer aberto a novas oportunidades, você poderá prosperar em um cenário de trabalho em constante evolução. 

Para se manter atualizado com relação às mudanças no mercado de trabalho, dedique um tempo para ler blogs especializados, fazer cursos de atualização e participar de webinars. 

A PUC Minas está aqui para apoiá-lo em sua jornada acadêmica e profissional, então acompanhe nossos conteúdos e dê o próximo passo em direção a um futuro melhor no mercado de trabalho!

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