Carreira, Dicas

Vivemos em uma era de transição, que se dá nos mais diversos campos, como a tecnologia, a sociedade, o consumo, o mercado. Fazemos parte da construção das novas realidades que estão por vir, como o metaverso. Nesses novos modelos de vida e de sociedade, surgem também novas formas de nos relacionarmos com o tempo e com o espaço. É a hora das soluções inovadoras, inteligentes e humanizadas. E, para realizar tudo isso, o design thinking é um excelente recurso. 

Você já conhece essa metodologia? Hoje vamos apresentá-la a você e mostrar os benefícios de adotá-la já durante a graduação. E aí, que tal ficar por dentro? Acompanhe o conteúdo a seguir: 

Entenda o que é design thinking 

Para começar, você precisa desconstruir o entendimento da palavra design, para então compreendê-la como um conceito além do visual ou da estética de algo. Nessa perspectiva, o design thinking é uma nova forma de resolver problemas, pautado pela necessidade das pessoas e pelos benefícios que isso pode gerar para elas. Essa concepção vai diretamente ao encontro das configurações que vemos se firmarem nas relações de consumo e de trabalho, entre outras. 

Apesar de não ser um conceito novo, a ampliação e a popularização de seu uso são recentes. Aqui no Brasil mesmo, isso tem ocorrido desde cerca de uma década atrás. 

Como funciona o design thinking

Com o intuito de desenvolver ao máximo o potencial criativo do profissional, esse novo modo de ver e fazer o design acontece em 04 fases. São elas: 

  • Identificação e compreensão do problema em todas as suas faces; 
  • Livre proposição de ideias e possibilidades;
  • Escolha estratégica do melhor direcionamento;
  • Implementação da solução traçada. 

Mostramos as fases básicas do método, mas é relevante esclarecer que o design thinking pode ser adaptado às necessidades de cada projeto. Com isso, podem ser inseridas mais fases no desenrolar das ideias e na elaboração das propostas. 

Veja como o design thinking atua na formação profissional 

Embora seja mais comumente utilizado nas organizações, o design thinking tem muito a contribuir para sua formação acadêmica também e podemos provar. Confira: 

Ajuda no desenvolvimento de ideias 

Sabe aquela ideia que você tem, aquele sonho de ter seu próprio negócio ou aquele projeto que você tem certeza de que vai revolucionar o mercado? Pode parecer difícil colocá-los no papel e organizar tudo o que está aí dentro da sua cabeça. Porém, com o design thinking, será possível mapear e organizar tudo isso, já com o olhar voltado para as soluções. Com o tempo, você vai tirar isso de letra e já somar pontos em sua carreira. Portanto, prepare os post-its!

Torna mais fácil a criação de soluções estratégicas 

Na base do design thinking também está a busca por resultados, produtos e serviços que de fato melhorem a vida das pessoas, otimizem processos e façam sentido. Para isso, você vai precisar entender a mente do consumidor, por exemplo, e todos os fatores tangíveis e intangíveis envolvidos em cada tomada de decisão. 

Esse é o caminho para criar soluções inovadoras, rentáveis, que façam a diferença nas organizações. Essa habilidade também é desenvolvida com a prática e o design thinking vai ajudá-lo bastante. 

Auxilia no aprendizado de soft skills 

Desenvolver as etapas de um projeto com base no design thinking é mais um meio para aprender e aprimorar as tão requisitadas soft skills, ou competências comportamentais. As próprias características da metodologia já nos revelam isso. 

Por exemplo, o DT tem em seus pilares a coletividade e a cocriação, o que está diretamente ligado  a habilidades de comunicação, trabalho em equipe, negociação e colaboração. Seu foco é oferecer soluções funcionais e que geram valor para as pessoas, certo? Para isso, é preciso ter empatia, capacidade de escuta, adaptabilidade. O design thinking visa à eficiência dos processos e à efetividade dos resultados, o que demanda raciocínio estratégico, proatividade, liderança e assim por diante. 

Oferece a você mais um diferencial competitivo

Com todos esses atributos que o design thinking é capaz de proporcionar e com a oportunidade de aprender no dia a dia, ao longo da faculdade, você terá um diferencial em relação a muitos outros profissionais. Nada mal para um mercado pautado pela competitividade e pela transformação, não é mesmo? 

Confira dicas para aprender mais sobre design thinking 

Está gostando da metodologia? Bem interessante, não é mesmo? Recomendamos fortemente que você se aprofunde mais no design thinking e, para ajudá-lo nesse processo, trouxemos as três dicas abaixo. 

Pesquise sobre o assunto

Um dos primeiros passos é exatamente o que você está fazendo agora: estudando e procurando entender mais sobre a metodologia. Aproveite todos os recursos que a internet tem e corra atrás de informações. Pesquise empresas que utilizam o design thinking, projetos que foram desenvolvidos com base nele, conceitos correlatos, etc. 

Temos também uma indicação de livro para você: “Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”, de Tim Brown. O autor, que é CEO da IDEO (uma das maiores empresas de inovação do mundo), é considerado um dos principais estudiosos e propagadores dessa nova maneira de resolver problemas simples e complexos. No livro, ele explica todos os fundamentos do design thinking e, com bom humor, traz vários exemplos práticos de aplicação dessa ferramenta. 

Comece a colocar em prática 

Você não precisa esperar conseguir um emprego para começar a usar o design thinking. Ao longo do curso, é possível aplicá-lo nos trabalhos e projetos desenvolvidos na faculdade, no estágio, em trabalhos de extensão, enfim, em qualquer ideia que você deseje transformar em processo e consequentemente em realização. 

O design thinking tem tudo a ver com o formato de ensino conhecido como aprendizagem baseada em projetos, que é adotado nos cursos de graduação EAD da PUC Minas. Sendo assim, mais do que praticar, você vai contar com o suporte de peso de nossos professores, que são experts em suas áreas. 

Faça um curso livre na PUC Minas 

Você pode contar também com toda a estrutura da universidade para começar a se integrar mais ao universo do design thinking. São ótimas oportunidades para que você já se forme dominando essa metodologia. 

Na loja da PUC Minas, você encontra duas opções: matéria isolada (exclusiva para alunos da PUC Minas Virtual) e curso de curta duração, que é aberto ao público e conta com um investimento relativamente baixo. 

Muito mais do que uma metodologia ou simplesmente um termo, o design thinking é uma nova visão de mundo aplicada à elaboração e execução de ideias e ações, o que, por sua vez, faz parte da construção de uma nova forma de moldar o mundo, as conexões entre as pessoas e a relação delas com a realidade. 

Quer saber mais sobre as transformações e impactos da tecnologia no mercado de trabalho? Leia o artigo e continue acompanhando o Conexão PUC Minas.

Posts relacionados

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

A carreira de professor universitário, como a maioria das outras carreiras, tem seus prós e contras, faz a diferença na vida das pessoas e também enfrenta muitos desafios. Ensinar e fazer pesquisas...

Ver mais

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Em 2018, os estudantes passaram a ter mais opções para ingressar na PUC Minas. Além do Vestibular tradicional, foi lançado o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas, visando dar mais agilidade à avaliação...

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais pode ser um recurso valioso para quem deseja atuar como desenvolvedor de jogos, pois oferece aprendizado estruturado e um mergulho profundo em programação, design e gerenciamento de...

Ver mais

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

A área de Recursos Humanos (RH) foca na gestão do ativo mais valioso de uma organização, os funcionários, garantindo que tenham os recursos necessários para suas tarefas e promovam um ambiente de...

Ver mais