Carreira, Dicas

A capacidade de adaptação é uma das competências mais esperadas do chamado profissional do futuro e tem sido muito necessária nestes tempos de instabilidade e rápidas mudanças que configuram o contexto de combate à COVID-19. Se antes da pandemia essa habilidade já era requisitada para que as pessoas acompanhassem a evolução da tecnologia, das comunicações, do mercado e das mudanças nas relações humanas, após esse período extremo, certamente, ela será ainda mais valorizada. 

Evidentemente, estamos em um momento de alteração na rotina diária, de modificações forçadas, e tudo isso gera um estranhamento maior, mais ansiedade, preocupações e dificuldade mesmo em adaptar-se às condições atuais. Nesse mesmo contexto, é possível observar que as pessoas e as empresas que têm o famoso “jogo de cintura” estão passando pela pandemia de forma mais equilibrada e por que não, estratégica. 

A ‘capacidade de adaptação’, também conhecida como ‘adaptabilidade’, dialoga com a resiliência e com a forma que uma pessoa encara as mudanças, sejam elas bruscas, sejam elas paulatinas, e como ela se transformará para viver a partir deste novo cenário, das novas condições. 

Diante disso, é hora de refletir: como anda essa sua habilidade? O quanto precisa desenvolvê-la para enfrentar contratempos da vida e revezes do mercado? Entenda melhor a importância desse atributo e como desenvolvê-lo. Vamos à discussão. 

Por que você deve investir nesta Soft Skill? 

Aperfeiçoar a capacidade de adaptação prepara você melhor para as adversidades, fazendo com que sofra menos os impactos e com que “recalcule a rota” com mais facilidade. Desenvolver tal habilidade faz bem para a saúde mental e para o avanço na vida profissional, que se depara com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. 

A sociedade, de modo geral, está convivendo com bastantes mudanças e novidades há algumas décadas, essencialmente em função dos progressos tecnológicos. Com isso, presenciamos a queda de muitos negócios, o surgimento de outros e a importância de absorver e gerenciar as novas configurações com as quais nos deparamos a cada dia. 

Em suma, adquirir e treinar este atributo – capacidade de adaptação – é uma estratégia para manter a qualidade de vida,  desenvolver-se como indivíduo e crescer também como profissional, garantindo oportunidades e realizações. 

Como desenvolver a capacidade de adaptação

O enfrentamento das mudanças, principalmente em condições dolorosas como as que estamos vivenciando, traz resistência e medo. Todavia, precisamos encarar com otimismo e foco voltado ao crescimento em variados aspectos. Há uma série de medidas e comportamentos que, se praticados, podem nos preparar de forma mais eficaz para as transformações a que estamos sujeitos e ainda ampliar a nossa capacidade de adaptação. Elegemos as três mais relevantes, confira: 

1 Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento é um imprescindível alicerce para todos os campos da vida. É por meio dele que se faz um mapeamento de qualidades, potencialidades, pontos a melhorar e dificuldades. Ao estar ciente desses aspectos, você pode trabalhar os que forem necessários e se tornar mais flexível diante de cenários complexos e inesperados. 

Conhecendo suas reações e limitações, você tem um direcionamento, que lhe deixará mais seguro e preparado visando lidar com processos de transformação, consequentemente, aumentando também a capacidade de adaptação.

2 Encare as emoções

Em extensão ao autoconhecimento, está também a importância de lidar com as emoções de forma madura, o que significa entendê-las, senti-las, como é da natureza humana, e em seguida controlá-las. Essa é uma das bases da inteligência emocional e, ao reconhecer uma emoção ou sentimento, vendo-o com naturalidade e equilíbrio, pode ter certeza de que conviver com as situações mais complexas vai se tornar mais factível e menos desgastante. Isso contribui para que você fortaleça também essa importante competência emocional e comportamental que é a adaptabilidade. 

Recomendamos também que você conte com apoio psicológico, a fim de aprender a lidar e a conviver melhor com a pluralidade de sentimentos e situações a que somos expostos, sobretudo nos momentos atípicos e mais duros, como os que estamos ora vivenciando. 

3 Aprenda a extrair os ensinamentos das mais variadas situações

Outra alternativa para que a adaptabilidade seja parte das suas características é entender os acontecimentos como fontes de aprendizado e buscar as lições que cada situação tem a oferecer. Sim, nem sempre é possível ter essa percepção num primeiro instante. Entretanto, se você se preparar emocional e racionalmente para isso, logo será um hábito. E saiba que esse pode ser considerado um hábito muito necessário e capaz de abrir diversas possibilidades para você. 

Ao tratar-se desse assunto, é muito comum o uso da frase de Charles Darwin, que diz que “quem sobreviverá será o mais adaptável, e não o mais forte”. Darwin afirmou isso na perspectiva da ciência e da genética, mas podemos estender esse raciocínio para múltiplas áreas da vida, incluindo-se aí as relações pessoais, de mercado e de consumo. A capacidade de adaptação se pauta na flexibilidade, na capacidade de escuta, na empatia, no senso de sobrevivência e no desenvolvimento de outras Soft Skills como a resiliência e a criatividade. 

O momento, agora, exige alta adaptabilidade e examinar cuidadosamente as estruturas, as normas, os conceitos, as posturas e as formas de viver. Exige remodelar nossa relação com as pessoas e a coletividade, com nós mesmos e com a natureza.

 Com essa breve discussão sobre a capacidade de adaptação, pretendemos colaborar para que você aperfeiçoe essa habilidade, fortaleça sua saúde emocional e retorne para o mercado com mais consistência e amadurecimento. Façamos destes tempos de infortúnio também uma oportunidade de crescimento como pessoa humana e como profissional. 

A PUC Minas está lado a lado com seus alunos e disponível para contribuir com o crescimento de todos. Continue acompanhando dicas e informações sérias no Portal PUC COVID.

Posts relacionados

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

Tipos de profissão: entenda a diferença entre elas

A escolha profissional é uma jornada crucial para estudantes, e entender as diferentes categorias e tipos de profissão é o primeiro passo para seu crescimento pessoal e um futuro profissional sólido e...

Ver mais

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

Economia verde: conheça o conceito e as profissões

O debate sobre sustentabilidade não é necessariamente novo. Afinal, desde a ECO 92, já se levantava a necessidade de encontrar formas de aliar desenvolvimento e preservação da natureza. Nesses mais de 30...

Ver mais

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Entrevista com o diretor da Escola de Negócios da PUC Minas

Um novo mercado de trabalho, mais tecnológico e humanizado, precisa de líderes e gestores capazes de compreender as novas realidades e de atuar estrategicamente em todas elas. E, para isso, a formação...

Ver mais

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

Lifelong Learning e seu impacto na carreira

O conceito de Lifelong Learning, ou aprendizagem ao longo da vida, ganha cada vez mais relevância em um mundo em constante evolução, que exige atualização contínua das nossas competências para não ficarmos...

Ver mais