Entre as temáticas mais discutidas e mais em alta no campo da Educação, está a aprendizagem ativa. Composta pelas chamadas metodologias ativas, ela consiste em um formato de ensino que coloca o estudante no protagonismo de sua formação e faz da vivência do conhecimento a principal estratégia de aprendizado.
Esse modelo tem tudo a ver com os novos traços e com as necessidades de um mercado de trabalho e de uma sociedade em constantes transformações. Então, fique aqui para entender melhor sobre a aprendizagem ativa e como ela contribui para sua formação.
Ah! Para quem gosta de spoiler, temos um: a PUC Minas já pratica essas metodologias há muito tempo. Agora, vamos à leitura!
Entenda o que é aprendizagem ativa
A aprendizagem ativa é o modelo de ensino-aprendizagem que leva em conta a participação efetiva do aluno nesse processo. Este é também construtor do conhecimento e não apenas receptor. É diferente dos modelos tradicionais, em que o conhecimento e a difusão dele pertencem prioritariamente ao professor e ao estudante cabe o papel de absorver o que for passado.
De modo mais simplista, é o oposto de uma aula expositiva padrão, na qual o professor explica e o aluno presta atenção e anota. Assemelha-se mais a um debate, cuja dinâmica é a troca de ideias e de informações e que conta com a contribuição de todas as pessoas envolvidas. Professores e professoras exercem, nessa perspectiva, as atribuições de orientação e mediação.
Isso permite aos estudantes mais autonomia em todas as etapas da construção do conhecimento, já que são eles os responsáveis por escolher as trilhas do seu aprendizado.
Por exemplo, no caso do debate acima, os alunos e as alunas vão escolher como ficar a par do tema. Algumas pessoas podem pesquisar em campo, outras farão leituras, um outro grupo fará um estudo de casos, a fim de se prepararem para as apresentações e discussões.
Veja exemplos de metodologias ativas
Há uma infinidade de possibilidades de implementação da aprendizagem ativa no processo de formação acadêmica e a seguir você confere as mais relevantes atualmente:
- Sala de aula invertida;
- Aprendizagem baseada em projetos;
- Gamificação;
- Monitorias;
- Mentorias;
- Participação em trabalhos como extensão e iniciação científica;
- Colabs;
- Aprendizagem maker.
Sabia que a aprendizagem baseada em projetos faz parte do plano pedagógico de todos os cursos a distância da PUC Minas? Isso proporciona a alunas e alunos a oportunidade de aprender na prática, colocando a mão na massa mesmo — além de impulsionar a aquisição das principais habilidades técnicas de cada área e das competências socioemocionais.
Descubra por que a aprendizagem ativa é importante para sua formação
Agora que você já entendeu o conceito, deve estar se perguntando como a aprendizagem ativa contribui para a estruturação da sua base de conhecimento e para sua formação profissional, não é mesmo? Selecionamos cinco razões entre as mais relevantes, confira!
Desenvolvimento de soft skills
Quando se pensa em aprendizado, é comum associá-lo às competências técnicas e funcionais. Acontece que as competências comportamentais, aquelas que abrangem habilidades relacionais, também são favorecidas pelas metodologias ativas.
Comunicação, autogestão, pensamento analítico, pensamento crítico, empatia, trabalho em equipe, adaptabilidade e tantas outras soft skills podem ser despertadas e aperfeiçoadas ao longo da jornada de construção de conhecimento.
Ampliação da capacidade de leitura de cenários
O contato com a realidade da profissão, com os desafios das organizações e com as tantas possibilidades do mercado favorecem fortemente a habilidade de compreender contextos e tendências — e, consequentemente, de propor soluções estratégicas e inovadoras.
Isso vale tanto para o ambiente interno da organização quanto para o ambiente externo, que envolve múltiplos aspectos, como política, economia, sociedade, relações internacionais e outros.
Otimização dos estudos
As metodologias ativas colocam o estudante como o centro de seu aprendizado, que envolve muitas variáveis e acontece em diversas camadas. Assim, como se trata de uma construção, a capacidade de entendimento e a apreensão de informações são potencializadas.
Isso acontece porque as metodologias ativas vão além de simplesmente ouvir sobre determinado tema. É possível concretizar os conteúdos estudados, ver como eles acontecem na “vida real” e como cada aluno aplica seus conhecimentos. Ou seja, tudo se transforma em vivência e tendemos a aprender ainda mais com elas.
Reconhecimento de sentido e propósito no aprender
A proposta aqui é que perguntas como “para que estou estudando essa matéria?” ou “será que no mercado é assim que funciona mesmo?” tenham suas respostas na prática, na própria experiência do aluno.
O modelo de aprendizagem ativa, exatamente por envolver o estudante na criação de uma trilha de conhecimento, permite a ele reconhecer sentido no que está feito e até mesmo identificar seu propósito dentro da profissão.
Conheça estratégias de aprendizagem ativa
Para implementar as metodologias ativas, é necessário ter planejamento e estratégia, buscando, dessa forma, mais assertividade e melhores resultados. Assim, temos três passos fundamentais, que estruturam o desenvolvimento da aprendizagem. Vamos apresentá-los agora:
Fazer perguntas
Eis aqui um dos principais recursos de progresso, aprendizado e inovação: as perguntas. É a partir dos questionamentos, da formulação de possibilidades e das dúvidas que surgem no itinerário de qualquer construção que chegamos a ideias e realizações criativas, potentes e estratégicas.
Por isso, exercite bastante o modo “mas por quê?” durante as aulas, a realização dos trabalhos, o desenrolar dos projetos e em todas as oportunidades de aprendizado.
Resolver problemas
A resolução de problemas, além de uma skill muito requisitada no mercado de trabalho, é a ponte entre o conhecimento e a experimentação do que é lidar com os desafios e questões típicas das atividades que você vai exercer no futuro.
Na PUC Minas, utilizamos em cada ciclo um eixo temático relacionado a problemas reais enfrentados por organizações parceiras da Universidade. Ou seja, no decorrer da sua formação, você vai lidar com aspectos do “mundo real” da sua área e não com situações hipotéticas.
Isso é muito importante para você chegar ao mercado já familiarizado e preparado para o que te espera, com habilidades e competências essenciais para sua atuação profissional.
Aplicar o conhecimento
A aplicação do conhecimento está profundamente ligada à criação, à construção de uma solução, um projeto, um objeto, uma proposta, enfim, à materialização das teorias e conteúdos técnico-científicos.
Devido a isso, você deve ir atrás de todas as chances de empregar o que está aprendendo na faculdade. Desde um freela até um trabalho voluntário, de um estágio a um emprego… Enfim, é abraçar mesmo as possibilidades de praticar.
Confira exemplos de aplicação da aprendizagem ativa na PUC Minas
Como já dissemos por aqui, a Universidade disponibiliza aos seus alunos inúmeras oportunidades de exercitar o que é ensinado nas aulas. E podemos provar! Veja os exemplos abaixo:
- Estudantes do curso de Engenharia Aeronáutica contam com um hangar completamente equipado e que tem inclusive uma aeronave para simulações, aulas práticas, experimentação e demais atividades.
- Quem escolheu a área da saúde pode “aprender fazendo” nas dezenas de clínicas-escolas da Universidade, onde presta-se atendimento à comunidade. E também no Laboratório de Simulação, que é uma unidade de saúde completa, tal qual o que encontramos em clínicas, hospitais e demais unidades de atendimento de saúde.
- E a turma da Comunicação Social? Em múltiplos estúdios e agências experimentais pipocam projetos, pesquisas e trabalhos, que atendem tanto a comunidade acadêmica quanto instituições assistidas pela extensão.
- Agora pensem em um espaço onde estudantes das Engenharias, da Tecnologia e das Ciências Exatas podem ter acesso aos mais diversos recursos que oportunizam o aprendizado ativo. Pois é, estamos falando da nova Sala de Metodologias Ativas, inaugurada neste ano, na PUC Coração Eucarístico. Lá, alunos e alunas podem obter mais conhecimento e praticá-lo de maneira mais inovadora e completamente alinhada aos novos contornos e tendências do mercado de trabalho e da sociedade.
Todos os cursos contam com estrutura de ponta para que alunos e alunas possam criar, aprender, experimentar e transformar seus conhecimentos em soluções para o mercado e para a sociedade. Não é por acaso que a Universidade é parceira de tantas instituições aqui e no exterior. No Mundo PUC Minas e no Conexão PUC Minas, você acompanha tudo o que acontece por aqui.
Aprenda a implementar a aprendizagem ativa no seu dia a dia
Lembra-se de que lá no início dissemos que o estudante é o protagonista da própria formação? Pois é, isso significa também que a iniciativa de ter um aprendizado ativo deve partir de você. Ir atrás de mais conhecimento, dicas, metodologias de estudo e aprimoramento técnico e humano é também (e principalmente) sua responsabilidade.
Portanto, se liga nas dicas que trouxemos para te ajudar a praticar a aprendizagem ativa:
- Alimente sua curiosidade: busque saber mais, entender o porquê das coisas, como elas se tornaram o que são. É uma ótima fonte de dados para suas próprias vivências e ações.
- Abrace o novo: dê a si mesmo a oportunidade de experimentar, testar e se abrir a novas possibilidades.
- Tome as rédeas da sua formação: vá atrás de mais horizontes. Extrapole a sala de aula e explore as tantas nuances da sua carreira.
- Aprenda a estudar: não é quanto tempo você dedica às disciplinas, mas a qualidade do tempo. Descubra, entre as metodologias de estudo, aquelas mais coerentes com seu perfil de aluno ou aluna e invista nelas para organizar e direcionar sua rotina de estudos. No Conexão PUC Minas, você encontra várias técnicas e metodologias para te ajudar.
- Participe ativamente das aulas e práticas: tudo o que estamos conversando aqui não serve de nada se você não se interessar e não se comprometer com seus planos e objetivos. Aproveite com eficiência o momento das aulas.
Cada vez mais, o mercado de trabalho busca e valoriza profissionais capazes de gerir seu próprio processo de desenvolvimento pessoal e técnico e que dominem competências que lhe garantam mais autonomia e produtividade, como proatividade e autogestão. A aprendizagem ativa tem se mostrado como o modelo educacional mais apropriado para isso, despertando e aperfeiçoando power skills indispensáveis para a construção de uma carreira bacana e sustentável.
Devido a tudo isso e ao que foi apresentado no texto, recomendamos fortemente que você se informe mais a respeito das metodologias ativas e as coloque em prática em sua jornada de formação profissional.
Aproveite que o Processo Simplificado está com inscrições abertas e venha para uma grande Universidade. Inovação, tradição e humanismo que fazem a diferença na sua formação profissional: venha para a PUC Minas.