Dicas, Carreira

A Iniciação Científica (IC) é uma oportunidade para qualquer aluno de graduação desenvolver habilidades básicas, como escrita e investigação, que podem ser úteis para a sua futura vida profissional.

Considerando que a formação de um cientista é fruto de longas horas de estudo e investigação, a Iniciação Científica é uma oportunidade para os alunos interessados em pesquisas científicas, que pensam em seguir carreira acadêmica ou desejam realizar um estudo sobre determinado tema.

Neste post, vamos explicar o que é Iniciação Científica, quais são seus objetivos e como ela funciona na PUC Minas. Vamos lá?

O que é Iniciação Científica

Iniciação Científica é um programa de formação do ensino superior voltado para o envolvimento de estudantes de graduação, independentemente do curso, ano ou experiência, em atividades de pesquisa.

Através desse programa, os alunos realizam uma investigação acadêmica ou criativa que contribui para a produção sistemática de novos conhecimentos, sendo uma atividade significativa realizada com a orientação de um membro do corpo docente.

Usada para enriquecer o currículo acadêmico e a experiência do aluno por meio de habilidades aprimoradas de pensamento crítico e uma maior compreensão de uma disciplina escolhida e suas metodologias, a Iniciação Científica é uma excelente oportunidade para os alunos aplicarem, na prática da investigação científica, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Acesse também: Quais habilidades colocar no currículo?

Objetivos da Iniciação Científica

O objetivo principal da Iniciação Científica é ensinar aos alunos como conduzir pesquisas e desenvolver as habilidades necessárias que possam ser aplicadas fora do ambiente acadêmico.

Outros objetivos que também podemos destacar:

  • Estimular o interesse dos estudantes pela pesquisa;
  • Desenvolver habilidades de investigação;
  • Promover a formação acadêmica e profissional.

Além disso, a Iniciação Científica colabora com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, por meio da formação de novos pesquisadores e da produção de conhecimento científico.

Benefícios da Iniciação Científica

A IC é uma atividade de aprendizagem que enriquece a experiência de graduação do aluno, ampliando e aprofundando o aprendizado em sala de aula, além de apoiar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa.

Leia também: Power skills: o que são e como desenvolvê-las

Outros benefícios da Iniciação Científica estão listados abaixo:

  • Aprimora a capacidade crítica e analítica;
  • Amplia o networking acadêmico;
  • Apoia e incentiva o aumento das atividades de pesquisa dos alunos;
  • Ensina sobre as tecnologias mais recentes e ajuda os alunos a criarem experiências valiosas para futuros empregadores;
  • Alunos e professores interagem estreitamente fora da sala de aula, proporcionando oportunidades excepcionais para os alunos aprenderem e construindo um relacionamento duradouro entre o aluno e o mentor do corpo docente;
  • Alunos e professores compartilham a emoção de descobrir algo novo;
  • O corpo docente é auxiliado por alunos capazes e motivados;
  • Tem peso significativo no currículo acadêmico e profissional dos estudantes, podendo contribuir para oportunidades futuras de estágio, bolsas de estudo e ingresso em programas de pós-graduação.

Passo a passo para se preparar para a Iniciação Científica

Voltada aos alunos de ensino superior, a Iniciação Científica permite o desenvolvimento ou participação de um projeto de pesquisa em uma determinada área de conhecimento.

Confira o passo a passo para se preparar para participar do programa:

Escolha do tema 

Defina a área de atuação e o tema da pesquisa.

Orientador

Converse com um docente conhecido que atue na área de pesquisa na qual você tem interesse e verifique a possibilidade de receber sua orientação.

Referências

Anote as referências consultadas ao longo da pesquisa, para citá-las no projeto, nos resultados e em artigos científicos.

Justificativa

Aborde qual é a relevância e importância do tema escolhido, explicando como o projeto poderá contribuir para solucionar um problema e mostre os benefícios que serão alcançados.

Formulação do problema

Defina qual é o problema que a pesquisa irá resolver.

Recursos

Defina quais são os recursos — humanos, financeiros ou materiais — necessários para o projeto ser realizado.

Cronograma

Estabeleça data de início, prazo para realização de cada etapa e data para a apresentação do resultados.

Como funciona a Iniciação Científica na PUC Minas

 A PUC Minas possui vários programas de incentivo à Iniciação Científica divididos em duas modalidades:

  • Remunerada — com bolsas de órgãos e agências de fomento;
  • Voluntária — atividade não remunerada.

Tanto na modalidade remunerada quanto na voluntária, as atividades de pesquisa relacionadas à Iniciação Científica deverão ser realizadas no âmbito de projetos de pesquisa vinculados a editais de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg) ou de outros órgãos internos ou externos à Universidade.

Para a PUC Minas, o incentivo às pesquisas de professores e alunos da graduação e da pós-graduação é de extrema importância. Por isso, a Universidade vem investindo nessa atividade ao longo de décadas, com a PROPPg à frente dos programas que fomentam a formação de pesquisadores de Iniciação Científica.

Tipos de chamadas

São cinco os tipos de chamadas, sendo todas com processo seletivo anual, exceto o PICV/PUC Minas, que possui processo seletivo contínuo:

Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP/PUC Minas: para projetos propostos por professores e doutorandos, que devem incluir um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.

Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIC/FAPEMIG: para projetos propostos por alunos de graduação, individualmente ou em duplas, que devem incluir a participação de um professor orientador.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq: para projetos propostos por professores que incluam, obrigatoriamente, um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq: para projetos que promovam o desenvolvimento tecnológico e inovação propostos por professores e que também devem incluir, obrigatoriamente, um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.

Programa de Iniciação Científica Voluntária – PICV/PUC Minas: para projetos propostos por professores que incluam, obrigatoriamente, de um a quatro discentes voluntários, que se envolvem em atividades de pesquisa sem bolsa ou outro tipo de compensação financeira.

Leia também: Bolsa na PUC Minas: as opções que a instituição oferece

Vantagens de fazer Iniciação Científica na PUC Minas

Anualmente, no mês de outubro, os alunos que fazem Iniciação Científica têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa no Seminário de Iniciação Científica, realizado pela PROPPg, no qual são apresentados os trabalhos e premiados os destaques de cada área do conhecimento.

O evento conta com a avaliação de pesquisadores vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e gera uma publicação indexada dos trabalhos de pesquisa inscritos no Seminário, em livro editado pela Editora PUC Minas.

Além disso, o envolvimento em atividades de pesquisa em nossa instituição pode:

  • Valer como horas complementares (ACG) em alguns cursos de graduação;
  • Facilitar o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação;
  • Promover o amadurecimento acadêmico dos estudantes;
  • Aproximar os discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Grupos de Pesquisa;
  • Reduzir o tempo médio de permanência na pós-graduação;
  • Ampliar a empregabilidade dos estudantes.

Acesse também: Pesquisa de Empregabilidade IASE 2023 – Filhos da PUC 

Como participar da IC

Para participar dos processos seletivos das bolsas de Iniciação Científica, os alunos da PUC Minas devem ficar atentos aos editais publicados no site da Instituição, entrar em contato com os professores e demonstrar interesse em participar.

Geralmente, os projetos duram, no máximo, um ano e, durante esse período, o aluno precisa apresentar um relatório de pesquisa parcial. Ao fim do projeto, é necessário entregar o relatório final e fazer uma apresentação oral em um evento de Iniciação Científica, como o Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas.

Você também deve se cadastrar na plataforma Lattes, que é mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde estão registrados todos os pesquisadores do Brasil.

E aí, nossas dicas te ajudaram a entender melhor como funciona a Iniciação Científica? Acompanhe o Blog da PUC Minas e fique por dentro de outras dicas para você construir uma carreira de sucesso!

Posts relacionados

5 livros para o seu desenvolvimento profissional

5 livros para o seu desenvolvimento profissional

No mundo acelerado de hoje, com tantas distrações na palma da mão, é fácil deixar de lado o prazer da leitura. No entanto, para aqueles que pretendem prosperar na carreira, manter o...

Ver mais

Conheça tudo sobre o curso de Gestão Comercial

Conheça tudo sobre o curso de Gestão Comercial

Se você deseja alavancar sua carreira ou procurar uma recolocação no mercado de trabalho, o curso de Tecnologia em Gestão Comercial vai ajudá-lo a se tornar um gestor comercial de sucesso. Reconhecido...

Ver mais

SWOT pessoal: o que é e como fazer?

SWOT pessoal: o que é e como fazer?

No mundo competitivo de hoje, entender suas próprias forças e fraquezas é crucial para alcançar o sucesso pessoal e profissional. Uma ferramenta eficaz para isso é a análise SWOT pessoal. Essa ferramenta...

Ver mais

Técnicas de memorização: como elas podem te ajudar nos estudos

Técnicas de memorização: como elas podem te ajudar nos estudos

As técnicas de memorização desempenham um papel crucial no processo de aprendizado, permitindo que os estudantes assimilem e retenham informações de forma mais eficaz.  A memorização serve como um treino para o...

Ver mais