Carreira, Dicas

O mercado vem passando por transformações diversas, impulsionadas pela tecnologia e pelo impacto que ela traz nas relações pessoais, nas de consumo e nas de trabalho. Com a chegada da geração Z ao cenário, começamos a contar também com a percepção e com a aspiração desses jovens. Dentre elas, está o interesse pela liderança. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela UNICEF (Fundação das Nações Unidas para a Infância), a liderança é a habilidade mais buscada pelos jovens profissionais. Seja na construção de uma carreira tradicional, em que se passa por vários níveis hierárquicos até chegar aos de gestão, seja no campo do Empreendedorismo, tem-se aqui a busca por umas das mais importantes Soft Skills. 

Diante disso, uma das principais dúvidas dos estudantes e recém-formados diz respeito a como desenvolver esse atributo. Então, vamos lhe mostrar passos fundamentais para você começar agora mesmo. Bora conferir? 

O papel do líder

Aquela ideia de que o líder deve ser temido, obedecido e incontestável já caiu por terra há algum tempo. Sim, algumas organizações ainda trabalham dessa forma, mas a prática está no caminho oposto das tendências e daqueles que a gestão vem percorrendo. Podemos até dizer que um chefe pode ser temido; já um líder é respeitado. Isso deixa bem evidente a diferença entre ser autoritário e ter autoridade sobre a equipe. 

O papel do líder é conduzir a equipe para uma direção comum, com um mesmo objetivo, despertando em cada membro seu maior potencial, agindo com parceria e inspirando os liderados a dar o seu melhor. O profissional que está à frente do time é também responsável pela performance dos colaboradores, por encontrar soluções para demandas do setor ou da organização e por entregar resultados. Preparado? 

O que todo líder tem de ter 

As pessoas são plurais: possuem personalidade, projetos de vida, sonhos, jeito e muitas características distintas, não é mesmo? Ao assumir uma posição de liderança, isso continua valendo, mas há competências que um bom líder precisa apresentar.  Vários estudiosos dessa área afirmam que liderança é também um comportamento e por isso pode ser treinada e aperfeiçoada. 

Trouxemos, então, as habilidades mais relevantes para ser um líder de sucesso; confira a seguir. 

Comunicação 

A comunicação eficaz e empática é imprescindível para quem deseja comandar um time. Comunicar-se bem é muito mais do que “falar bonito”; é saber interpretar o perfil de cada pessoa, falar da forma que ela entenda, e saber ouvir. Ouvir de verdade, ativamente o que a equipe tem a dizer. Essa é uma premissa  básica, uma vez que está relacionada a várias competências comportamentais, e suas boas práticas evitam boa parte dos conflitos, boatos e problemas de relacionamento. Inicie já o aperfeiçoamento desse atributo. 

Transparência

Quer ter um time de confiança e deseja que ele confie em você? Coloque a transparência como uma das prioridades das suas relações profissionais. As pessoas se sentirão mais seguras em relação  a você e a seus comandos e tendem a retribuir da mesma forma. 

Resiliência

Melindre e liderança não combinam. Sabe aquela história de dar “a volta por cima”? Pois é, a resiliência está presente nas características de quem consegue se refazer nas mais complexas situações e seguir em frente. Não significa que não sofrerá impactos, mas que vai aprender e se levantar quantas vezes for necessário. Esse é um dos atributos que mais inspiram as equipes, sobretudo em áreas que envolvam atividades mais delicadas, como o atendimento médico de pronto-socorro, a gestão de crise de uma companhia aérea, a perda de um contrato importante e assim por diante. 

Criatividade

Engana-se quem pensa que a criatividade é uma característica ou uma necessidade apenas dos artistas. Ela é um diferencial no mundo da gestão, impulsiona a inovação e capacita um líder a explorar todas as possibilidades de fortalecimento da equipe. E sabia que criatividade se aprende e se aperfeiçoa? Caso você não se sinta uma pessoa criativa, é hora de mudar de ideia. 

Capacidade de identificar e aproveitar talentos

O líder precisa dominar também estas duas atribuições: identificar talentos e aproveitar o potencial de cada colaborador da melhor forma possível, entregando a ele responsabilidades e tarefas as quais ele tem plenas condições de realizar. Você garante um trabalho de alta qualidade e motiva o funcionário a se dedicar ainda mais às atividades. 

Por onde começar 

Liderar uma equipe é uma missão e tanto, não é mesmo? No entanto, tenha calma, pois você está iniciando sua jornada e conta com o apoio de uma das melhores universidades do Brasil e do mundo para adquirir e aperfeiçoar todos os atributos necessários. E, para tal, mostraremos a seguir 3 passos indispensáveis para trilhar o caminho da liderança. Confira! 

1 Conheça e reconheça suas características pessoais

Por diversas vezes, falamos com você sobre autoconhecimento, lembra-se? Novamente ele surge como algo super necessário para a construção da sua carreira. Olhar para si mesmo fará com que você possa reconhecer quais habilidades da liderança já possui, quais você precisa adquirir, quais deve desenvolver, qual seu estilo de atuação e outros atributos que influenciarão sua vivência profissional. Comece olhando para dentro de si com tranquilidade e sinceridade. 

2 Avalie suas competências e o que precisa desenvolver 

Depois  do passo anterior, é hora de estar aberto ao desconforto que uma autocrítica pode gerar. Mas tudo bem, faz parte! E somente assim, olhando de frente para as suas limitações, para inseguranças e para o que precisa melhorar em si, é que você de fato conseguirá evoluir. Liste as características e as competências que precisam de mais atenção e corra atrás de soluções. 

3 Busque orientação e desenvolvimento 

Se você identificou que é esse o rumo que deseja dar a sua carreira, então se jogue! Busque conhecimento nas mais diversas fontes possíveis. Leia bastante, converse com seus professores, troque experiências com seus colegas, acompanhe grandes líderes e aprenda com a trajetória deles. E ainda: observe seus gestores, participe de eventos e tudo o que puder lhe aproximar do dia a dia dessa função. 

Invista também em cursos livres e workshops, quando for possível, e faça bom uso do Big Data a fim de acessar conteúdos de qualidade. A abertura ao conhecimento é importante nos primeiros passos e será assim ao longo de toda a sua vida profissional. 

 

A forma de liderar equipes em uma organização ou no próprio negócio reflete diretamente nos indicadores quantitativos e qualitativos da empresa, tais como retenção de talentos, aumento das vendas, aumento da produtividade, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sentimento de coletividade, engajamento e tantos outros. Não por coincidência a liderança tem sido muito requisitada no mercado, até mesmo em viés individual, na chamada “autoliderança”. 

Sabe o que é muito bacana e instigante? A liderança se aprende diariamente, sobretudo em seu exercício. E você pode começar a aperfeiçoar suas habilidades naturais e a adquirir aquelas que ainda não domina. A universidadeé uma boa oportunidade para você treinar. Aproveite! Conte com a PUC Minas ao seu lado nessa missão: conheça a PUC Carreiras, a Central de Serviços de Carreiras da universidade. 

Posts relacionados

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

Desafios e oportunidades na carreira de professor universitário

A carreira de professor universitário, como a maioria das outras carreiras, tem seus prós e contras, faz a diferença na vida das pessoas e também enfrenta muitos desafios. Ensinar e fazer pesquisas...

Ver mais

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas

Em 2018, os estudantes passaram a ter mais opções para ingressar na PUC Minas. Além do Vestibular tradicional, foi lançado o Processo Seletivo Simplificado PUC Minas, visando dar mais agilidade à avaliação...

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais pode ser um recurso valioso para quem deseja atuar como desenvolvedor de jogos, pois oferece aprendizado estruturado e um mergulho profundo em programação, design e gerenciamento de...

Ver mais

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

Carreira na área de Recursos Humanos para atuar

A área de Recursos Humanos (RH) foca na gestão do ativo mais valioso de uma organização, os funcionários, garantindo que tenham os recursos necessários para suas tarefas e promovam um ambiente de...

Ver mais