Dicas

Quando pensamos no mercado de trabalho atual, “automaticamente” fazemos esta associação: tecnologia, dados, processos inteligentes e emoção. Afinal, a humanização das relações de trabalho e de consumo vem sendo discutida há algum tempo, não é mesmo? E, se a era é da tecnologia, podemos dizer que essa diz respeito também a relacionamento. Por isso é importante compreendermos e desenvolvermos as nossas Competências Socioemocionais cada vez mais. 

Esses traços de personalidade e de comportamento têm ganhado  relevância na sociedade como um todo. Na formação acadêmica e profissional, não é diferente. Contamos hoje com propostas pedagógicas que contemplam as Competências Socioemocionais desde a Educação Infantil, já preparando as crianças para um futuro mercado de trabalho e para uma sociedade em que a capacidade de relacionamento e interação social será mais requisitada que as Hard Skills (Competências Técnicas).

E você, como tem lidado com essas mudanças que impactam diretamente a construção da sua carreira? Vamos conversar mais sobre essas competências e como você pode adquirir as que ainda não tem e aperfeiçoar aquelas que já domina. Partiu?

Entenda o que são as Competências Socioemocionais

Antes de falarmos sobre tais competências, é preciso entender o conceito de  “Inteligência Emocional”. Durante muito tempo, ela foi deixada em segundo plano, até que houve a percepção de que a Inteligência Emocional é na verdade uma grande protagonista. Houve também um tempo em que equivocadamente ela foi associada à frieza, mas é um conceito bem diferente. Em uma explicação simples, essa inteligência diz respeito à capacidade de identificar, compreender e saber lidar com as emoções, tanto com as suas quanto com as das outras pessoas. 

Entendido isso, vamos avançar no conceito de Competências Socioemocionais, que, como dissemos no início do texto, estão sendo cada vez mais requisitadas nas relações de trabalho (e em todas as outras também). As características socioemocionais estão ligadas às habilidades de convivência, relacionamento, entendimento do contexto e forma de lidar com as mais diversas situações da vida. 

Assim, conceitualmente, Competências Socioemocionais são o conjunto de habilidades, valores e atitudes que construímos e usamos para lidar com as questões emocionais relacionadas a trabalho, relações interpessoais, desafios, conquistas, família, lideranças e outros. 

Conheça as principais Competências Socioemocionais

Há uma grande variedade de Competências Socioemocionais, e a organização e apresentação delas se dá de acordo com a abordagem de cada pesquisador ou de cada instituição. O Instituto Ayrton Senna desenvolveu um mapeamento desses atributos com base em cinco categorias, ou seja, as Macrocompetências, e, em cada uma delas, um agrupamento que ao todo soma 17 Competências. Consideramos a proposta bem interessante e vamos apresentá-la a seguir. Desejando se aprofundar mais, consulte o site do instituto

  • Autogestão: formada por determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. 
  • Engajamento com os outros: composta de iniciativa social, assertividade e entusiasmo. 
  • Amabilidade: tem como base a empatia, o respeito e a confiança. 
  • Resiliência emocional: constituída por tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração. 
  • Abertura ao novo: formada por curiosidade para aprender, por imaginação criativa e interesse artístico. 

Como você pode ver, diversas Competências Socioemocionais fazem parte também das Soft Skills, que significam as Competências Comportamentais. Desse modo, para chegar ao pleno desenvolvimento e domínio das cinco Macrocompetências, é necessário compreender que essas são atributos relacionados, bem como é preciso se aprofundar um pouco também em Soft Skills. 

Confira dicas para desenvolver e aperfeiçoar esses atributos

Sabia que as Competências Socioemocionais podem ser aprendidas e aperfeiçoadas? Há um tempo, pensava-se que elas nasciam, ou não, com uma pessoa, que faziam parte da essência de um indivíduo de forma muito cristalizada. 

Contudo, com o passar dos anos, fomos compreendendo que sim, ou seja, que elas podem ser desenvolvidas. É possível aprendê-las ao longo da vida e em várias fases; e isso não se choca com a imensa pluralidade de personalidades, ideias e visão de mundo. Vamos, portanto, para as dicas que trouxemos para lhe ajudar nessa missão! 

Parta do autoconhecimento

Precisamos falar mais uma vez sobre autoconhecimento. Isso porque conhecer a si mesmo é o alicerce em relação a uma boa tomada de decisão, à escolha profissional, a todas as suas jornadas e, claro, ao relacionamento com os outros. Ao olhar para dentro de si e conhecer e reconhecer os próprios traços, você tem muito mais condições de desenvolver o que abordamos lá em cima, isto é, a Inteligência Emocional. 

Oriente-se pela empatia 

Depois de se conhecer bem, é hora de se abrir para conhecer os outros, com o objetivo de entender quem é aquela pessoa, como ela se sente, quais são os desafios dela, como você pode contribuir com ela e assim por diante. Estamos percebendo neste momento de enfrentamento à pandemia o quanto é importante olhar pela perspectiva do outro, assim como tem feito a diferença quando as outras pessoas nos olham com empatia. Essa capacidade de compreensão da parte emocional das pessoas com quem você se relaciona faz com que você se torne mais flexível e mais apto a assumir papéis, por exemplo, de liderança. 

Abra-se para mais conhecimentos 

Diversificar suas fontes e referências faz com que você possa conhecer outras visões de mundo, outras experiências e com isso adquirir informação e percepção que nem imaginava. Tudo isso lhe proporciona mais habilidade de se conhecer e de conhecer as pessoas, além de questionar padrões e crenças não alinhados com você e com o que deseja construir para a vida. 

Busque orientações e apoio profissional 

O processo de autoconhecimento e de desenvolvimento das Competências Socioemocionais pode ser complexo em várias fases. Por esse motivo, é muito saudável que você busque apoio e orientação profissional, seja no campo da Psicologia, seja na sua área de atuação. É relevante para a construção da sua carreira e para o aproveitamento de todo o seu potencial. Na PUC Minas, enxergamos isso como parte da formação do indivíduo; então, além de toda a base de ensino, o aluno conta com o suporte da PUC Carreiras no desenvolvimento de competências e habilidades relevantes para a sua trajetória profissional. 

Ao saber reconhecer as próprias limitações, bem como sua potencialidade, o estudante é capaz de canalizar esses atributos de modo que favoreça suas relações interpessoais em todos os contextos e, consequentemente, na construção de uma carreira de sucesso. Não é por acaso que a PUC Minas tem em seus pilares a formação humanística associada à excelência técnico-científica. 

E o que isso tem a ver com as Competências Socioemocionais? Tudo! A Educação Humanística prepara os alunos para compreender o mercado, a sua profissão e a sociedade valendo-se  da concepção e da capacidade do relacionamento entre as pessoas e do seu papel social na coletividade. Dessa forma, não se pode mais falar em desenvolvimento acadêmico e profissional sem levar em conta a boa relação e a gestão das emoções. 

Quer saber mais sobre como construir a carreira que tanto deseja? Baixe agora mesmo nosso Guia de Carreira: como planejar e construir um caminho de sucesso e confira o super conteúdo que preparamos pra você. 

Posts relacionados

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Empregabilidade em alta: como os cursos da PUC Minas te preparam

Ao avaliar as suas opções e escolher a universidade onde irá estudar, é importante pensar no futuro, e optar por um curso que possua alta taxa de empregabilidade, que permitirá que você...

Ver mais

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

Saiba tudo sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas faz 40 anos em 2025. São quatro décadas preparando profissionais para que possam atuar em atividades em qualquer tema relacionado à área do...

Ver mais

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

Jornalismo Digital: tendências e impactos da nova realidade

O Jornalismo Digital mudou completamente a forma como consumimos e produzimos notícias, simplificando muitas áreas de nossas vidas, impactando desde a maneira como as informações são distribuídas até as habilidades exigidas dos...

Ver mais

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Você já conhece as Normas ABNT? Um resumo do que precisa saber

Na hora de fazer um trabalho acadêmico, os alunos não devem apenas criar uma estrutura concisa e clara para apresentar a sua pesquisa de forma precisa e profissional, mas também prestar atenção...

Ver mais