A comunicação faz parte da natureza humana e está na base de todos os relacionamentos. Não é por acaso que ela é hoje uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho. Ao dominar essa habilidade, abre-se espaço para outras como a empatia, a colaboração, a negociação, o relacionamento em equipe e a flexibilidade. Acontece que, para chegar a esse cenário, é preciso desenvolver a comunicação assertiva.
Vamos hoje apresentar tal conceito, mostrar as vantagens de adotar esse modo estratégico de se comunicar e sugerir meios de praticá-lo em seu dia a dia, sobretudo no mundo profissional. Fique com a gente e continue esta leitura.
Entenda o que é comunicação assertiva
Para começar a praticar a comunicação assertiva, é interessante analisar o significado dessa expressão, que logo lhe dará uma ideia de como ela ocorre. O que faz com que o processo de comunicação seja pleno são o alinhamento e a coerência entre o que se fala e o que se entende, ou seja, se o ouvinte entendeu exatamente o que você quis expressar. É aí que entra a assertividade.
É bem comum as pessoas associarem “assertividade” ao sentido de “correto”, mas, na verdade, é algo bem mais além. Tem a ver com afirmação, com segurança no que se diz, com a eficácia mesmo do diálogo. Sendo assim, a comunicação assertiva é aquela que expressa ideias com clareza, objetividade e mais precisão, alinhada com o entendimento de quem vai receber a mensagem. Veja bem, não é ser grosseiro, não é ser passivo, é encontrar um ponto de equilíbrio para estabelecer conexões com as outras pessoas.
Atributos e habilidades do comunicador assertivo
Algumas pessoas já são assertivas por natureza, faz parte da personalidade delas. Outras precisam treinar mais, ou até aprender de fato, o que é totalmente normal e possível. Geralmente, identificamos os comunicadores assertivos com base em características básicas, por exemplo:
- Transparência
- Escuta ativa
- Senso de empatia
- Inteligência emocional
- Bom relacionamento com a diversidade de perfis pessoais
Veja os principais motivos para adotá-la
A comunicação assertiva vai facilitar e muito a construção dos relacionamentos e da sua própria marca ao longo da carreira. Vamos contar quando e como isso é feito, mostrando a você boas razões para adotar a assertividade comunicativa. Veja.
Alinhamento de expectativas
Na hora de estabelecer um acordo, assumir um compromisso ou fechar uma parceria, é fundamental que todos os envolvidos estejam cientes dos termos e das condições daquela negociação. Usando-se a comunicação assertiva, é mais garantido que seja feito o devido alinhamento entre o que uma parte espera e o que a outra é capaz ou está disposta a colocar para jogo.
Real entendimento do outro
Como um dos pilares essenciais da comunicação é a boa escuta acompanhada da empatia, é expressivamente mais fácil compreender o que o interlocutor está dizendo, suas necessidades, riscos, dores, desejos. E, com base nisso, ter mais condições de atender às expectativas dos outros com mais efetividade.
Redução de conflitos e de erros
Quando o que se diz está de acordo com o que você realmente quer comunicar e com o que o outro ouviu e entendeu, não precisa ir muito a fundo para sabermos que os ruídos e os erros de interpretação são fortemente reduzidos. E diminuir conflitos significa também mais produtividade, qualidade de vida no trabalho, atendimentos mais humanizados e qualificados, redução de perdas e mais possibilidades de crescimento para pessoas e negócios.
Coerência entre o que se diz e o que se faz
A imagem, tanto de pessoas quanto de empresas, é criada com base em vários elementos, entre eles o ajuste entre o discurso e a prática. Uma vez que a comunicação é realizada de maneira segura, firme e cristalina, a coerência entre o que se prega e o que se pratica é uma consequência natural.
Transparência nos relacionamentos
Aqui está um atributo indispensável para qualquer relação, inclusive fora do mundo do trabalho. Sem transparência, sem verdade no discurso e na escuta, fica extremamente complicado estabelecer uma real parceria. É necessário que a assertividade esteja, todo o tempo, presente em todo tipo de interação, a fim de criar uma comunicação limpa, verdadeira e eficaz.
Saiba como desenvolver a comunicação assertiva
Como você pode ver, aprender e dominar a capacidade de se comunicar assertivamente traz muitas vantagens para a construção de sua carreira e para os mais diversos tipos de relacionamentos com os quais vai lidar durante a vida. Quanto antes você desenvolver essa competência, seja aprendendo, seja aprimorando, melhores resultados serão colhidos em sua jornada. Em função disso, temos algumas dicas relevantes às quais ficar atento. Confira!
- Comece pelo autoconhecimento, avaliando suas habilidades de comunicação, o que já está bom e o que deve ser melhorado.
- Pesquise e entenda o que é comunicação assertiva, como você está fazendo agora lendo esse material.
- Exercite sempre a sua capacidade de ouvir o outro. É daí que você poderá entender do que seu interlocutor realmente precisa.
- Conheça as características de todos os perfis comunicativos e saiba como se conectar diretamente com cada um deles.
- Treine em todas as ocasiões; com o tempo, você se tornará naturalmente assertivo. É sério, vai virar um hábito.
- Peça feedbacks às pessoas próximas, como colegas, professores e gestores, para se certificar de que a comunicação entre vocês está fluida.
- Antes de falar, avalie se aquele é o melhor momento, pois o contexto influencia muito na forma em que recebemos as informações. Principalmente quando o conteúdo é sensível.
A boa habilidade de comunicação poderá abrir portas e trazer oportunidades em todas as suas etapas profissionais, desde a busca por um estágio até a conquista de um cargo de alta liderança, além dos benefícios que gera ao ambiente de trabalho e às relações corporativas. E isso vale para todas as profissões e para os múltiplos formatos de carreira.
Nem sempre a comunicação assertiva vai começar pela fala, e sim pela escuta do que o seu interlocutor está dizendo. Será que você é bom ouvinte? A PUC Minas criou o “Teste Bom Ouvinte”, com o intuito de avaliar sua habilidade de ouvir e de lhe dar caminhos para aperfeiçoar essa escuta. Afirmamos seguramente que esse teste vai lhe ajudar, portanto, mãos à obra.