Dicas, Vida Acadêmica

Fazer uma pós-graduação internacional é um sonho para muitos profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho e expandir suas oportunidades. Escolher um programa de pós é uma decisão fundamental em sua jornada acadêmica, influenciada por fatores que vão desde aspirações de carreira até interesses pessoais. 

Se você estiver interessado em um diploma internacional, há vários programas de pós-graduação no exterior, oferecendo oportunidades não apenas para aprender fundamentos da área de interesse, mas também para ampliar seus horizontes e fazer networking em um país diferente. 

Vamos abordar as principais vantagens de investir em uma especialização internacional, os desafios que podem surgir nesse processo e como se preparar para essa experiência. 

Benefícios de uma pós-graduação internacional para a carreira 

Fazer pós-graduação internacional pode ser uma das experiências mais emocionantes da sua vida pessoal e profissional. Mas fazer essa escolha não é exatamente fácil, especialmente quando outras opções, como estudar no seu país de origem ou estudos online, estão disponíveis. 

A seguir, trazemos alguns benefícios de estudar no exterior para te ajudar a fazer a sua escolha. Vamos lá! 

Melhora suas habilidades linguísticas 

Ao fazer pós-graduação no exterior, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas. Embora estudar um idioma em sala de aula seja produtivo, aplicá-lo ao mundo real é uma experiência totalmente diferente.

É provável que você aprenda o idioma mais rápido porque estará praticando-o regularmente, totalmente imerso em um novo ambiente. Você também poderá aprender uma linguagem de conversação que não estudaria em sala de aula, permitindo que você fale como um local. 

Desenvolver suas habilidades linguísticas também pode ter um impacto positivo em sua carreira porque fluência em um segundo idioma é útil (muitas vezes, obrigatório) ao trabalhar em multinacionais, por exemplo. 

Proficiência e experiência com uma língua estrangeira são um componente-chave da competitividade de um candidato durante a seleção para determinada oportunidade. 

Melhora seu networking 

Realizar estudos fora do país ajuda você a construir relacionamentos ​​com pessoas do mundo todo. Você amplia suas conexões internacionais enquanto tem a oportunidade de conhecer pessoas que podem se tornar amigos para a vida toda. Algumas conexões podem até levar a oportunidades de carreira, incluindo ofertas de emprego, indicações para vagas, estágios e parceiros de negócios. 

Geralmente as universidades têm vários estudantes de regiões locais e do exterior, dando a você a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes origens e culturas. Quanto mais ampla for sua rede, maior a probabilidade de você estar conectado a oportunidades sociais e de carreira interessantes. 

Descobre novas oportunidades de carreira no exterior 

Fazer uma pós-graduação internacional expõe os alunos a diferentes oportunidades de carreira, dependendo da área de estudo. Quem tem interesse em finanças, por exemplo, pode considerar estudar em locais como Londres ou Hong Kong. Já quem tem interesse em tecnologia pode encontrar boas oportunidades em Berlim. 

Estudar em outro país dá aos alunos a chance de mostrar habilidades-chave e experiência relevantes no currículo, como comunicação intercultural e compreensão de política internacional. 

Leia também: Foto no currículo: vale a pena colocar? 

Aumenta a sua independência 

Estudar no exterior significa enfrentar novos desafios e encontrar situações que podem ser fáceis em seu país de origem, mas que acabam sendo complicadas quando se está longe de casa. 

Quer você domine a burocracia em um país estrangeiro ou supere as barreiras linguísticas, você construirá sua independência em qualquer caso. 

Melhora seu currículo 

Experiências internacionais de estudo e trabalho são grandes ativos para ser notado no mercado de trabalho global. 

As habilidades desenvolvidas durante o estudo no exterior geralmente são úteis para conseguir um emprego, ajudando a se destacar e sair na frente de outros candidatos no mercado de trabalho internacional e em seu país de origem. 

Leia também: Quais habilidades colocar no currículo? Saiba como turbiná-lo durante a faculdade 

Os principais desafios de estudar fora do Brasil e como superá-los 

Estudar no exterior é uma experiência enriquecedora. É uma excelente oportunidade de aprender e crescer em um novo ambiente e conhecer pessoas do mundo todo. No entanto, adaptar-se a uma nova cultura e estilo de vida é um dos desafios de estudar fora do Brasil. Acompanhe 4 desafios de estudar no exterior e como superá-los

Choque de cultura 

Um dos maiores desafios enfrentados por estudantes brasileiros que estudam no exterior é adaptar-se a uma nova cultura. Mudar-se para um país estrangeiro onde você precisa de ajuda para se habituar à nova cultura e a costumes diferentes pode ser assustador. 

Para se adaptar com mais facilidade, o ideal é pesquisar bem antes de viajar. Aprenda sobre os costumes e etiqueta locais e quaisquer diferenças culturais entre seu país de origem e seu país de destino. Isso ajudará a tornar a transição mais suave e a lidar melhor com os desafios comuns de estudar no exterior.

Outra dica é explorar a cidade, experimentar novas comidas, fazer amizade com os moradores locais e aprender sobre sua história e tradições. 

Saudades de casa 

A saudade de casa é outro desafio comum de estudar no exterior — é normal (e até esperado), podendo ser um obstáculo na sua jornada educacional no exterior. 

Para lidar com esse desafio, a dica é manter-se conectado com a família e os amigos via chamadas de vídeo por aplicativos como WhatsApp, Instagram e Skype. Além disso, fazer novas amizades na cidade onde você está estudando pode ajudar a superar a maioria dos desafios comuns de estudar no exterior. 

Dificuldades financeiras 

O custo de fazer pós-graduação no exterior pode ser alto, com mensalidades muito mais caras em comparação com os cursos locais. Mesmo diante das universidades gratuitas que se pode encontrar no exterior, ainda há custos com acomodação, alimentação e transporte. 

Além dos requisitos escolares, ainda há gastos com atividades diárias e lazer. Fazer trabalho extra para complementar a renda pode ser difícil, pois os estudantes estrangeiros com vistos somente para estudos geralmente não têm permissão para trabalhar fora do campus. 

Como conseguir bolsas de estudo e financiamento para uma especialização no exterior 

Identifique seus objetivos de carreira 

Decida o que você quer fazer no futuro e onde quer estudar. 

Faça um plano claro sobre o trabalho ou carreira em que está interessado. Escreva a área de estudo e os nomes das universidades de que você gosta. Isso mostra que você tem um plano claro para seus estudos e seu futuro emprego. 

Procure ajuda 

Entre em contato com seus professores, orientador acadêmico, escritório de estudos da universidade (no exterior), por exemplo, para tirar suas dúvidas. 

Você pode procurar o conselho de um especialista, online ou offline, que o ajudará a escolher uma bolsa de estudos apropriada no exterior. 

Pesquise 

Faça sua pesquisa para encontrar financiadores (incluindo bolsas governamentais, bolsas de instituições privadas e financiamentos estudantis) que podem lhe fornecer uma bolsa de estudos para estudar no exterior. Leia suas diretrizes, preencha o formulário de inscrição e cruze os dedos.

Entre em contato com o financiador da bolsa 

A melhor maneira de saber todos os detalhes essenciais das bolsas para as quais você se pretende se candidatar, bem como os requisitos de inscrição, é entrando em contato com o financiador diretamente. 

Prepare seu currículo 

Certifique-se de destacar em seu currículo todas as suas realizações, projetos, qualquer experiência internacional que você teve, suas atividades no campus, atividades extracurriculares, qualquer língua estrangeira que você fale etc. Escreva tudo de forma concisa e clara. 

As cartas de apresentação são uma parte fundamental da sua inscrição, que apresenta um argumento sobre por que você é um candidato merecedor de bolsas de estudo no exterior. 

Veja também: Hora de turbinar o currículo com cursos livres e disciplinas isoladas da PUC Minas 

Adicione referências 

Ao se candidatar a uma bolsa de estudos no exterior, sua inscrição e redação exigem referências pessoais — profissionais e acadêmicas. Para isso, você pode entrar em contato com seus professores, orientadores ou empregadores, que podem escrever uma carta de recomendação para você. 

Tenha boas notas 

Para obter bolsas de pós-graduação internacional, geralmente você precisa ter boas notas. Embora nem todas as bolsas exijam notas excelentes, esse é um requisito para a maioria delas. Você deve começar a se esforçar para tirar boas notas antes do seu período de estudo no exterior para que possa convencer a universidade em que você deseja estudar de que quer uma oportunidade de ampliar seu horizonte acadêmico. 

Parcerias internacionais e oportunidades oferecidas pela PUC Minas 

Se você estuda na PUC Minas, fique atento aos editais que a Universidade lança todo ano com as vagas disponíveis no Processo Seletivo para o Intercâmbio PUC Minas, separadas de acordo com o idioma do país. 

Para concorrer às vagas, o candidato deve atender ao pré-requisito do nível de proficiência no idioma escolhido, comprovado por meio de testes como TOEFL, IELTS, CAE, entre outros. 

Seja para complementar o currículo, aprofundar-se no estudo do segundo idioma ou qualquer outro motivo, fazer uma pós-graduação no exterior é uma chance de estudar nas melhores universidades no exterior, ampliar a visão de mundo e ainda conhecer novas culturas, pessoas e ambientes. 

Agora que você conhece as vantagens de fazer pós-graduação internacional, já pode começar a pesquisar onde deseja estudar. Se você gostou das dicas, continue acompanhando os conteúdos sobre estudos, carreira e vida acadêmica que preparamos para você aqui no blog da PUC Minas! 

Posts relacionados

Transformando carreiras: entrevista com diretor da pós-graduação PUC Minas

Transformando carreiras: entrevista com diretor da pós-graduação PUC Minas

A pós-graduação é atualmente um aditivo básico para todas as pessoas que concluíram a faculdade e contribui bastante para o sucesso de quem já possui mais tempo de estrada. Ela confere uma...

Ver mais

Como criar um planejamento pessoal eficiente

Como criar um planejamento pessoal eficiente

Criar um planejamento pessoal pode ajudar você a se sentir mais no controle de sua vida, equilibrando a vida pessoal, acadêmica e profissional, e a traçar um caminho claro para seus objetivos....

Ver mais

Business Intelligence: como se atualizar na era de dados e se destacar no mercado

Business Intelligence: como se atualizar na era de dados e se destacar no mercado

A transformação digital tem impulsionado o uso de dados como diferencial competitivo em diversas áreas, com um número cada vez maior de empresas percebendo o potencial transformador da Business Intelligence (BI) na...

Ver mais

Como analisar a grade curricular da sua pós-graduação

Como analisar a grade curricular da sua pós-graduação

A grade curricular da pós-graduação é um fator essencial na escolha do curso, pois ela define os conteúdos e a abordagem de aprendizado oferecidos. Sendo assim, compreender como analisar a grade e...

Ver mais